Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

O que é a levedura nutricional e seus benefícios para quem treina

Foto: Istock

Antes de mais nada, levedura nutricional não é levedura de cerveja; apesar de ambas trazerem benefícios para a saúde. A primeira é considerada um superalimento, sem ingredientes de origem animal sem glúten, rico em vitaminas, minerais e proteínas; a segunda é feita a partir de trigo, malte e cevada — e por isso tem glúten, além de ter menos quantidade de nutrientes que a levedura nutricional. 

Em termos de estrutura, consistência e sabor também são distintas. “A levedura de cerveja é um subproduto da fermentação da cerveja. Ou seja, é bem diferente em relação à estrutura. Tem vitaminas e minerais também, mas em termos nutricionais, a levedura nutricional é muito melhor. Além dos nutrientes, tem o sabor que é muito mais gostoso; lembra queijo e deixa as receitas bem saborosas”, explica a nutricionista Mariana Regadas. 

Mais sobre a levedura nutricional

O alimento vem de uma bactéria do gênero Saccharomyces. “A base pode ser beterraba e melaço de cana. Dessa forma, se mantém a integridade nutricional durante a fermentação. Por isso que a levedura nutricional é muito rica em proteínas, vitaminas do complexo B e em alguns minerais, especialmente ferro, zinco, magnésio, cromo, fosfóro e cobre. Algumas marcas enriquecem a fórmula com B12 e fibras”, afirma a nutricionista. 

Propriedades

Uma colher de sopa de levedura nutricional fornece toda a dose diária recomendada de vitamina B12. É rica em proteínas (duas colheres de sopa contêm mais proteína do que uma xícara de leite integral de vaca) e fibras, garantindo boa saúde intestinal. É abundante em selênio e zinco e ácido fólico”, explica o nutrólogo Guilherme Giorelli. 

Pode servir de tempero em pipoca, batata assada ou purê de batata, massas, leites vegetais, sumos ou batidos verdes, em molhos, sopas ou saladas. 

 

Veja os benefícios da levedura nutricional
Levedura nutricional: um superalimento

 

Leia mais

A importância das bactérias para o funcionamento do organismo

As 5 melhores fontes de proteína vegetal e seus benefícios

15 ótimos superalimentos para corredores

 

 

Fontes: Dr. Guilherme Giorelli, nutrólogo; Mariana Regadas, nutricionista esportiva e funcional.

 

Clube O2

Economize ainda mais com o Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!