Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Hábitos para perder peso que vão além de exercício e dieta

Foto: Shutterstock

Dieta e exercícios físicos ainda são a melhor dupla para quem busca perder peso, mas tem sempre algo mais que pode ajudá-lo na mudança. Alguns hábitos para emagrecer que você pode inserir na sua rotina podem acelerar o processo. Descubra-os a seguir!

Anote o que você come
Este é um dos hábitos para emagrecer mais importantesPode parecer uma chatice, mas ao fazer um “diário”, ficamos mais preocupados com o que comemos e passamos a fazer escolhas alimentares melhores. Quando tomamos consciência de tudo que comemos durante o dia, fica mais fácil perceber os momentos em que sentimos mais fome. Por exemplo, você pode perceber que toda vez que se sente ansioso tem vontade de comer algo doce. A dica aqui é: encontre um novo hábito que te faça bem para quando sentir esse gatilho, como caminhar ou ouvir música.

Sinta prazer ao comer
Segundo a nutricionista Sophie Deram, autora do livro O Peso Das Dietas, precisamos transformar a nossa relação com a comida para ter uma vida saudável – perder peso é consequência. “Há estudos que mostram que uma grande parte do nosso hábito de comer é automática e que não temos todo controle sobre ele. Precisamos aprender a comer de maneira mais consciente, mais atentos a sensações de fome, saciedade e vontade”, explica ela.

Fuja do estresse
Estresse já foi relacionado com o aumento de peso há anos e um novo estudo sugere que a razão disso é uma proteína que é liberada junto com os hormônios de estresse. Pesquisadores da University of Florida Health descobriram que ratos sob efeito do estresse produziam muito mais de uma proteína chamada betatrofina. “A betatrofina reduz a capacidade do organismo de quebrar a gordura, o que mostra a  ligação entre estresse crônico e ganho de peso”, escreveu o principal autor do estudo, Dr. Li-Jun Yang.

 

Leia mais

Qual é o tipo de sal mais saudável?

Obesidade cresce mais de 30% entre usuários de plano de saúde

Coma! Mesmo sem fome

 

Beba bastante água
Um dos hábitos para emagrecer mais simples tem relação com a hidratação correta, que ajuda a perder peso porque evita a gula. Um estudo publicado no Annals of Family Medicine mostrou que pessoas com maior índice de massa corporal não se hidratavam corretamente. Os autores do estudo dizem que, além de beber bastante água, comer produtos que são ricos em água – como melancia, pepino e abobrinha – pode ajudá-lo a manter-se hidratado e frear a vontade de comer tudo que vê pela frente. 

Divida seus objetivos
Estar perto de pessoas que estejam em busca de uma vida mais saudável e combinar os treinos juntos, por exemplo, pode ser uma ótima forma de emagrecer e melhorar o estilo de vida. Sozinho é possível, mas quando existe um grupo de pessoas com o mesmo objetivo fica mais fácil alcançar as metas. Você fica mais comprometido e os treinos ficam mais divertidos. 

Durma bem 
Dormir direito também entra na lista dos hábitos para emagrecer, pois ajuda a perder peso com saúde. Pesquisas já mostraram que aqueles que dormem pouco ou têm um sono pobre sentem mais vontade de comer comidas não muito saudáveis. Uma das razões seria que, quando estamos muito cansados, nosso nível de açúcar cai e passamos a desejar mais comidas açucaradas e gordurosas. 

Quando for comer, apenas coma
Comer falando no celular, assistindo televisão ou mesmo distraído com outras coisas nos faz comer mais. Pesquisadores britânicos revisaram 24 estudos sobre a refeição feita de forma distraída e descobriram que aqueles que comem e fazem várias outras coisas ao mesmo tempo, não só consomem mais comida como também comem por mais tempo. Segundo a pesquisa, quando você apenas senta e faz suas refeições, com atenção, come o necessário e ajuda seu corpo a processar cognitivamente a quantidade de alimento que está comendo, ficando saciado mais rapidamente.

Diminua seu prato
Reduza pela metade o tamanho do prato que você utiliza para comer. Isso poderá ajudá-lo a ingerir cerca de 30% menos comida, segundo um estudo do Cornell University’s Food and Brand Lab. Segundo a pesquisa, você naturalmente come menos ao fazer essa pequena mudança. 

Faça sua comida
Quando você prepara suas refeições em casa, come menos calorias, carboidratos, açúcar e gordura do que as pessoas que cozinham menos – mesmo se não estiver tentando perder peso. Pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health descobriram que aqueles que cozinhavam seis ou sete noites por semana até comiam menos quando saíam para comer. 

 

Clube O2

Garanta já seu Tênis New Balance!

Compartilhe por email!