Nutrição como base para a boa saúde

Atualizado em 27 de julho de 2016
Mais em Nutrição

 No início de 2003, a nutricionista Mariana Klopfer decidiu criar a Nutricius, empresa que teria um conceito diferenciado de atendimento. “Meu objetivo era conseguir tirar o conhecimento da universidade, principalmente com relação ao tema metabolismo, de forma a deixar esse assunto importante acessível a todos”, diz Mariana. Metabolismo é mesmo a palavra-chave no dia-a-dia de trabalho da profissional, fundamento que analisa a fundo nos esportistas e atletas que cuida junto com sua equipe, responsabilidade que hoje divide com a também nutricionista Ana Maria Martins.

“A nutrição esportiva é muito mais um entendimento do estresse do exercício e da recuperação que o organismo tem que ter, e é preciso chegar daí a uma harmonia com o ritmo de vida da pessoa, por isso é fundamental ter cuidados com as orientações generalizadas. Há pessoas que correm muito bem comendo pela manhã, e para outras uma simples fatia de pão pode fazer mal. Qualquer um que decida praticar uma atividade física tem que ter conhecimento sobre seu metabolismo”, acrescenta Mariana.

Após a análise do metabolismo do paciente – trabalho que envolve um minucioso estudo do histórico de saúde, de preferências alimentares a atividades físicas – o passo seguinte é elaborar um planejamento, depois de entrarem em contato com o profissional que prescreveu o treino de cada esportista. Mariana diz que os esportistas que procuram o consultório estão, em sua maioria, em busca de melhora de performance, redução na quantidade de gordura e aumento na massa muscular, e ainda uma melhor situação de prazer com prática do exercício.

“Esta primeira etapa dura cinco semanas, sendo a primeira para a coleta de dados. Para as primeiras quatro semanas fazemos uma proposta nutricional e aí analisamos o resultado”, explica. Atualmente, há uma psicóloga atuando na Nutricius para auxiliar nas avaliações e no acompanhamento dos clientes, reforçando o foco de desenvolver um trabalho multidisciplinar na empresa.

Ao definir seu trabalho, Mariana é enfática “Eu gosto de gente, cada pessoa é um desafio e é gostoso ver a evolução do trabalho, ver as pessoas felizes, que a pessoa conseguiu entender a mensagem que você estava passando, é isso que nos move’, completa Mariana Klopfer, que a partir de agora passa a colaborar regularmente com o ativo.com, escrevendo com sua equipe artigos relacionados à Nutrição.

Clique aqui para saber mais sobre a Nutricius