Nutrição: Especiarias para turbinar o prato

Atualizado em 15 de agosto de 2017

Elas são responsáveis por dar mais sabor ao alimento, mas algumas das especiarias que existem a nossa disposição também são muito boas para dar aquela força nos treinos e melhorar a saúde. Algumas, por exemplo, possuem efeito termogênico natural que favorece o emagrecimento, como a canela, o gengibre ou a pimenta, por exemplo.

Já falamos de algumas delas aqui, mas pedimos a especialistas para citar as especiarias que não podem faltar na cozinha e que possuem características anti-inflamatórias e favoráveis à reconstrução natural dos tecidos lesionados, dores musculares e articulações afetadas durante o treino.

Confira as especiarias

Especiarias para turbinar a saúde e os treinos

PIMENTA CAIENA

Poderoso anti-inflamatório e analgésico natural. Tem muitos benefícios cardiovasculares, favorece o sistema imunológico, previne úlceras do estômago e é rica em vitaminas A, C e K.

COMINHO

Tonifica os órgãos digestivos e melhora o sistema imunológico.

Pimentas e açafrão

Os compostos fenólicos presentes no açafrão da terra e nas pimentas preta e vermelha podem apresentar efeito positivo na diminuição do estresse oxidativo celular, reduzindo processos inflamatórios responsáveis por inflamações transitórias, que irão prejudicar o rendimento e desempenho do atleta, já que podem aumentar o risco de infecções do trato respiratório, dor e até lesões musculares.

PIMENTA DO REINO

Atua na purificação de tecido sanguíneo favorecendo a circulação além de colaborar com a digestão de gorduras e ajudar no sistema respiratório. A pimenta-do-reino é uma das especiarias que tem efeito analgésico e estimulante. Se você tem úlceras ou inflamações intestinais evite.

PÁPRICA

Tem função estimulante, antioxidante, antisséptica e anti-gases.

CANELA

É um poderoso tônico do cérebro, reduz a sensação de fome, problemas respiratórios, tem ação anti-gases e atua no sangue reduzindo a concentração de glicose (ação hipoglicemiante).

COENTRO

Tem ação anti-inflamatória gastrointestinal, reduz formação de gordura nas artérias do coração, é diurético e antimicrobiano.

NOZ MOSCADA

É estimulante, digestivo, diurético e anti-inflamatório gastrointestinal.

ÓREGANO

Tem ação antifúngica, além de ser antioxidante e antimicrobiano.

ALECRIM

Essa erva é um poderoso hipertensor e estimula a secreção biliar, além de ser diurético e um ótimo digestivo gástrico.

URUCUM

É anti-inflamatório gastrointestinal, digestivo e antioxidante.

ZIMBRO

É um grão quase desconhecido utilizado para temperar carnes e feijões. O zimbro atua na recuperação de tecidos musculares, purificação de tecido sanguíneo, colabora com a digestão de gorduras, fortifica o tecido ósseo e melhora o sistema respiratório. É analgésico e estimulante.

MOSTARDA EM GRÃOS

É analgésica, estimulante e potencialmente anti-inflamatória, principalmente para as articulações.

HORTELÃ (fresca)

Ajuda a melhorar os sistemas circulatório e respiratório, é analgésica e calmante, resfria o corpo e a mente como um todo.

GENGIBRE (seco)

Atua como estimulante e dá mais energia durante o treino. Tem propriedades benéficas ao sistema digestivo, além de ser analgésico, anti-inflamatório e imunizante.

CRAVO

Ajuda a recuperação muscular, melhora digestão de gorduras, e os sistemas digestivo e respiratório. É analgésico, antisséptico e estimulante energético.
Capriche nas especiarias para temperar sua comida e aproveite para turbinar a saúde do seu organismo.

Inclua as especiarias na produção de alimentos como arroz, feijão, legumes, carnes. Salpique em saladas ou frutas ou sucos durante todas as refeições do seu dia e não apenas em refeições pré e pós-treino.

(Fontes: Dra. Maria Fernanda Giordano, Personal Diet (SP), Dra. Andreia Barros, Nutricionista do Linnus Institute (RJ) e nutricionista Jacqueline Anversa da Clínica Maria Fernanda Barca – SP).