Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Nutrição: o que são e onde encontrar os antioxidantes

Os antioxidantes estão presentes nos alimentos ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos. Eles podem ajudar a reparar o dano celular causado pelos radicais livres, que são moléculas instáveis que perdem elétrons e tendem a roubá-los de outras moléculas, alterando sua função. A principal consequência deste processo, conhecido por oxidação, é o enfraquecimento do sistema imunológico, que resulta no envelhecimento e deterioração da pele, baixa resistência contra doenças, dentre outros malefícios.

Há várias substâncias antioxidantes, entretanto, as mais conhecidas são as vitaminas E, C e A, além dos minerais selênio e magnésio. A coenzima Q10, glutationa, ácido lipoico e flavonoides também entram na lista. A seguir, mostramos alguns alimentos ricos em antioxidantes para incluir na sua dieta diária.

Vitaminas antioxidantes

Vitamina A: todos os vegetais verdes, vermelhos e alaranjados (cenoura, espinafre, acelga, alface, abóbora), e ainda frutas como damasco, pêssego e melão

Vitamina C: encontrada em frutas e legumes. Frutas como kiwi, manga, laranja, tangerina, limão, melão, tomate, brócolis e salsa também são fontes ricas do nutriente

Vitamina E: pode ser encontrada na carne de frango, ovos, queijo, óleo de soja, nozes, azeite de oliva, vegetais de folhas verdes e sementes (linhaça, gergelim e abóbora)

Minerais antioxidantes:

Selênio: carne, peixe, frutos do mar, cereais e ovos

Zinco: carnes, cereais, ovos e leguminosas (lentilhas, soja, ervilhas)

Cobre: peixes, frutos do mar, cereais e legumes

Magnésio: nozes, arroz, trigo e lentilhas

Fitoquímicos:

Caroteno: tomate, salsa, laranja, grapefruit rosa e espinafre

Flavonoides: maçãs, cebolas, brócolis e uvas vermelhas

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!