Projeto da UNIFESP ensina adolescentes a se alimentar

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Nutrição

O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, na capital paulista, desenvolveu um projeto interativo de orientação nutricional para oferecer aos jovens alternativas para que cada um aprenda a suprir suas necessidades específicas em diferentes situações. A Oficina dos Sabores é uma abordagem prática, com preparação de receitas e manipulação de alimentos em diversas combinações, de acordo com temas pré-selecionados.

Quinzenalmente, uma aula é oferecida para pequenos grupos que se revezam. A cada mês um tema diferente é abordado, definido conforme as maiores dificuldades encontradas nas consultas realizadas pelas nutricionistas responsáveis pelo projeto, Abykeyla Mellisse Tosatti, Carla Fiorillo e Patrícia Ghattas, sob coordenação de Maria Aparecida Zanetti Passos, que verificaram que tais problemas não são solucionados apenas com a consulta nutricional.

Entre os temas estão a importância do café da manhã, petiscos saudáveis, temperos e saladas, os benefícios das frutas, aproveitamento integral dos alimentos e a relação fritura e saúde. “Os adolescentes costumam pular refeições e não há equilíbrio em relação à qualidade ou à quantidade dos alimentos. É preciso apresentar as opções e ensiná-los a manter esse equilíbrio dentro da realidade deles”, afirma Carla Fiorillo.

Na adolescência, é comum a falta de cálcio, entre outras carências de nutrientes, pois os hábitos alimentares desse grupo geralmente não incluem a ingestão da quantidade diária indicada de leite e derivados, que são substituídos, muitas vezes, por refrigerantes e sucos artificiais. Além de ser um mineral importante para a formação da massa óssea, o cálcio ajuda o organismo no processo de contração muscular. Da mesma forma, manter os níveis de zinco nesta fase contribui para o crescimento e o desenvolvimento imunológico. No caso das meninas, o início do ciclo menstrual pode provocar a perda de ferro e causar anemia ou fraqueza.

Baseado em especificidades como estas, o projeto Oficina dos Sabores é elaborado em torno da correção de hábitos e não a partir de dietas fechadas ou restritivas. “Os participantes receberão uma apostila com informações sobre os alimentos e seus nutrientes para levar para casa e incorporar ao seu dia-a-dia”, detalha Patrícia Ghattas.

Além da Oficina dos Sabores, no CAAA os adolescentes podem passar por avaliação médica e acompanhamento multidisciplinar que inclui fonoaudiologia, psicologia e educação física. As inscrições para a Oficina dos Sabores são gratuitas, estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 5576-4360, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom