Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Quando posso fugir da dieta?

Sabemos que a alimentação é importantíssima para o rendimento do atleta tanto na corrida como para ter uma vida saudável. Mas será que fugir da dieta às vezes faz bem? Segundo a nutricionista Fabiana Honda, é possível colocar na sua dieta o junk food e, mesmo assim, conseguir bons resultados (com equilíbrio, claro).

Em geral, a pessoa deve seguir uma alimentação mais regrada 80% do tempo e, nos outros 20%, pode ficar mais livre. Ou seja, é possível comer comidas consideradas um pouco mais gordurosas, como pizza, coxinha, feijoada, mas desde que a quantidade e a frequência não sejam altas.

É importante não se prender às calorias que cada alimento possui, pois temos alimentos saudáveis que são calóricos e outros que não trazem benefícios à saúde e que apresentam menos calorias.

O ideal é escolher nos dias de semana (quando a dieta é mais regrada) alimentos mais naturais, livre de aditivos e menos elaboradoras e ricos em gorduras. O melhor é deixar para consumir os alimentos que estão fora da dieta habitual, em situações em que já saímos da rotina, como em festas, restaurantes e eventos sociais. Além disso, é importante variar um pouco a dieta, pois não é recomendado comer sempre a mesma coisa.

Mas não vale “chutar o balde” de uma vez. O tal “dia do lixo” não é recomendado. O ideal é incluir o trash em dias diferentes. Por exemplo: em um restaurante, se já estiver pensando na sobremesa, tente evitar bebidas alcoólicas ou pratos com muita fritura. Ou, se for pedir um prato elaborado, troque o couvert por uma salada de entrada… e assim por diante.

Saiba que o verdadeiro inimigo da dieta são os excessos. Por isso, tente evitar consumir muito bebidas alcoólicas, frituras, alimentos ricos em farinha branca, açúcar refinado, processados ricos em aditivos, gorduras trans, conservantes e xarope de glicose, entre outros.

(Fonte: Fabiana Honda, nutricionista da Patrícia Bertolucci Consultoria)

Clube O2

Clube O2 + Frequencímetro

Compartilhe por email!
[i]
[i]