Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Quinoa: funcional e na medida para corredores

Originária da região dos Andes, a quinoa é um dos cerais mais nutritivos do mundo, segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, e oferece um equilíbrio bom entre carboidratos, proteínas e gorduras, além de possuir alta concentração de zinco, cálcio e ferro, este último de suma importância para ajudar na prevenção da anemia.

Para os corredores, a quinoa atua na reposição das energias perdidas durante o exercício, auxiliando, também, na recuperação muscular. Além disso, a quinoa possui antioxidantes essenciais para combater a fadiga que pode aparecer após a corrida.

O cereal pode, ainda, contribuir para a redução do nível de colesterol, ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e, também, no fortalecimento dos ossos. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

 

Leia mais

Maca peruana: benefícios e modo de consumir

Qual é o tipo de sal mais saudável?

9 alimentos proibidos para corredores antes do treino

 

Como consumir?

A quinoa é indicada para os corredores em virtude do seu perfil de aminoácidos, muito semelhante ao das carnes. Por não conter glúten (ao contrário da aveia, por exemplo), a quinoa é menos inflamatória e rica em ômega-3, sendo ideal para preparar alimentos que levam farinha de trigo, como pães e bolos.

Rápida de cozinhar é uma excelente alternativa ao arroz branco na dieta, e pode ser consumida também em flocos, com frutas e iogurte no café da manhã e intervalo de refeições.  Outra ideia de consumo é fazer bolos mais nutritivos, de banana ou cenoura, substituindo a farinha de trigo por uma mistura de partes iguais de aveia, quinoa e um pouco de linhaça.

Receita de Pão de Quinoa

Ingredientes

  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 2 colheres de sopa de farinha de quinoa
  • 1 xícara de água
  • ½ xícara de óleo de canola
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Bata no liquidificador a xícara de água, o óleo e os ovos. Acrescente os demais ingredientes. Unte as forminhas apenas com óleo, coloque a massa em cada uma e leve ao forno médio pré-aquecido.

(Fonte: Luciana Camargo, nutricionista esportiva no Rio de Janeiro)

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!