Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Sobremesa saudável para comer sem culpa!

Foto: Shutterstock

Tem muita gente com o “dente doce” por aí que não resiste às tentações calóricas das sobremesas. Ao mesmo tempo fica aquela preocupação com o excesso de açúcar no organismo e todos os males que vêm junto com a ingestão de calorias a mais: e a obesidade é um deles. Mas e se a gente conseguisse preparar uma sobremesa saudável para matar aquela vontade de doce – e ainda não perdesse a linha da alimentação saudável?

Confira receitas e dicas para preparar uma sobremesa saudável e comer sem culpa (e sem quilinhos a mais): 

Morango congelado coberto com caldinha de chocolate
Se o chocolate não for repleto de leite e açúcar, você ganha em saúde ao misturar o morango com uma calda de chocolate meio amargo (acima de 70% de cacau). O cacau é rico em antioxidantes e outros nutrientes bem importantes para a saúde e o morango é repleto de vitaminas e minerais.

Modo de preparo: para preparar, escolha e lave bem os morangos (dê preferência aos orgânicos) e reserve. Derreta uma barra de chocolate 70% em banho maria, adicione um pouco de leite de coco ou outro leite (vegetal ou animal) só para dar a liga e misture até formar uma calda mais cremosa.

Mergulhe os morangos e coloque-os em potes no congelador para consumir congelados. Para os que gostam de muito doce, vale adicionar um pouco de açúcar demerara, melado ou outro açúcar junto com o chocolate. Mas a receita já é doce o suficiente sem isso.

Picolé de fruta congelada 
O ideal é ter forminhas próprias para fazer picolés, que já vêm com palitos e tudo. Mas quem não tiver, pode improvisar usando copinhos de plástico e palitos de madeira. Também dá para fazer em sacolés, aqueles saquinhos compridos ideais para gelinhos.

Modo de preparo: sem açúcar adicional, corte em quadrados a melancia e misture-as ao suco de limão (3 limões para 300ml de água) e pedacinhos de gengibre. Coloque no palito (uma boa forma de manter o palito firme no meio do sorvete é espetá-lo em um pedacinho de banana colocado no fundo do copinho) e deixe no congelador por cerca de 8 horas. Mais do que uma sobremesa saudável, esta é uma ótima ideia para repor energias após o treino: energia imediata e alívio do calor.

Se não for época de melancia, vale qualquer fruta refrescante: peras, pêssegos ou frutas vermelhas com um toque de suco de maçã também fazem ótimos picolés.

 

picole-uva-sobremesa-saudavel
Sobremesa saudável e doce natural: uvas congeladas

Uvas congeladas
Essa é uma ideia que fica perfeita com aquelas uvas sem caroço, como as Crimson e Thompson. Doces naturalmente, basta colocá-las no congelador. Sua dieta ganha em antioxidantes e outros nutrientes, como o resveratrol, antioxidante poderoso de vinhos, uvas e outras frutas vermelhas, que alguns estudos afirmam diminuir o colesterol e melhorar a circulação sanguínea. Coloque as uvas em palitos de churrasco dentro do freezer e voilá.

Sorvete de banana
É uma receita de um ingrediente só e é perfeita para pós-treino ou até como sobremesa saudável após um jantar. Se adicionar pasta de amendoim ou cacau, ganha mais em sabor. Vale misturar canela e outras especiarias para incrementar a receita de acordo com seu paladar. Mas só com a banana já fica delicioso e resolve a vontade de comer doces.

Modo de preparo: bata em um processador a banana até formar um creme homogêneo. Se gostar de comer no palito, faça do mesmo jeito que o picolé de frutas acima, só que adicione um iogurte com amêndoas trituradas para virar cobertura do picolé. Coloque no congelador por cerca de 8 horas e fim. Vira um sorvete cremoso em forma de picolé – e ainda é uma sobremesa saudável.

 

Sobremesa saudável e fácil de fazer: espetinho de frutas
Sobremesa saudável e fácil de fazer: espetinho de frutas

Espetinho de frutas tropicais
Usando a mesma ideia dos espetinhos de churrasco acima, que tal pegar os palitos e espetar uvas, kiwi, manga, melancia, pêssegos e ameixas em pedaços para uma sobremesa saudável e refrescante?

Smoothies
Essas vitaminas também podem virar uma sobremesa saudável se você deixá-las mais cremosas e adicionar ingredientes sólidos como castanhas, frutas secas e outras frutas em pedaços.

Modo de preparo: faça com qualquer fruta cremosa: abacate, açaí e banana, por exemplo. A receita sugerida aqui é com açaí. Prepare uma vitamina de açaí com suco de laranja (Mais açaí, menos laranja) e misture nibs de cacau, frutas secas e castanhas variadas trituradas. Coloque em uma tigela e pronto: um montão de nutrientes de sobremesa ou para depois do treino de corrida em um dia de calor.

Sobremesa saudável: creme de frutas, granola e iogurte parfait
Sobremesa saudável: creme de frutas, granola e iogurte parfait

Iogurte parfait
Quem disse que você não pode preparar aquele iogurte de propaganda de televisão em casa?

Modo de preparo: Bata no liquidificador rapidamente (para que as frutas fiquem em pedaços) o iogurte de sua preferência com um pouco de essência de baunilha e frutas variadas (morangos, frutas vermelhas e amoras, por exemplo). Coloque em um pote com granola, nuts variadas e frutas picadas (bananas, kiwis etc), deixe na geladeira até a hora de consumir. 

 

Leia mais

"Remédio no prato": receitas com superfoods

15 ótimos alimentos para corredores

4 saladas que dão energia para a corrida

 

Viu só como nem todas as sobremesas precisam ser calóricas ou repletas de açúcar e gordura para serem gostosas? Quando precisar de um pouco de doce a mais, use açúcares mais saudáveis, como o mel ou o melado de cana, por exemplo. O importante é saber que basta juntar os ingredientes corretos para preparar uma sobremesa saudável e comer sem culpa.

 

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!