Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

3 receitas tradicionais dos países que enfrentarão o Brasil na Copa

Foto: Shutterstock

A Copa do Mundo chegou! Durante esse período, torcedores estudam até as estratégias de jogo dos países adversários, procurando cravar aquele resultado no bolão. Mas e os amantes da nutrição e da gastronomia, será que já pararam para pensar sobre as receitas tradicionais dos adversários do Brasil?

Deixando a rivalidade em campo de lado, é possível aproveitar a imensa riqueza de pratos e sabores que Suíça, Costa Rica e Sérvia têm a seu dispor. Confira essas três receitas vindas de países que enfrentarão a seleção brasileira – quem sabe você não vira fã da culinária “adversária”?

Receitas típicas dos países que formam o grupo do Brasil

1. Suíça: receita de Raclette

Para os apaixonados por queijo, esse prato típico da Suíça é uma tentação. A raclette é um prato à base de queijo derretido, aquecido e raspado direto em cima do prato. O nome vem da palavra de origem francesa racler, que significa “raspar”.

O mais comum é que o prato seja servido com batatas cozidas (com casca) e presunto, mas existem diversos ingredientes que podem ser usados para variar a receita. Lombo defumado, salame, picles, cebola e mostarda também são acompanhamentos muito pedidos.

Ingredientes

  • 500g de batata;
  • 250g de queijo raclette;
  • Cebolinha verde picada;
  • Pimenta preta moída, sal e pimenta cayena (a gosto).

Modo de preparo

Coloque as batatas para cozinhar com uma colher de chá cheia de sal, até que estejam quase cozidas (90%). Escorra e deixe esfriar até que possa cortá-las segurando com a mão, sem se queimar.

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Corte as batatas em cubos grandes (preferencialmente com a casca, para aproveitar todos os nutrientes) ou rodelas grandes. Divida em quatro porções iguais e coloque em recipientes que possam ser levados ao forno. Tempere as batatas com pimenta preta moída na hora e uma pitada de pimenta caiena.

Finalize a receita com queijo e leve ao forno até que ele já tenha derretido e começado a dourar. Sirva quente, finalizando com cebolinha picada e ingredientes a sua escolha.

Fonte da receita: Receita de Viagem e My Switzerland 

2. Costa Rica: receita de Gallo Pinto

Já na Costa Rica, um dos pratos que mais dominam as mesas é conhecido por Gallo Pinto. O acompanhamento principal desse prato consiste em arroz e feijão preto. Semelhanças com a culinária brasileira?

Para dar mais vida ao prato, costuma-se colocar cominho, coentro, pimentão, cebola e um molho chamado de salsa lizano, também conhecido por salsa inglesa. É comum também que sejam acrescentadas natas azedas à mistura.

Ingredientes

  • Cebola;
  • Coentro;
  • Cominho;
  • Feijão preto;
  • Arroz branco cozido;
  • Um fiozinho de óleo.

Modo de preparo

Esquente o óleo em uma frigideira em temperatura média. Acrescente a cebola picada e mexa até amolecer, mas sem deixar dourar. Coloque o feijão preto cozido, mexa até que parte do líquido seja absorvido ou evapore (mas não todo).

Com um pouco do líquido restante na panela, acrescente o sal e outros temperos que preferir (mas cuidado com o excesso!). Se quiser, troque o sal por opções mais saudáveis. Então, coloque o arroz cozido. Atenção para a proporção: ela deve ser 3 para 2 ou  2 para 1 em relação ao feijão.

Mexa até que os ingredientes fiquem bem misturados. Espere um pouco e, se quiser, acrescente um pouco de coentro quando o prato já estiver finalizado.

Fonte da receita: WikiHow

 

Leia mais

13 alimentos que ajudam a recuperação e a performance na corrida

Opções de alimentos para fugir da gordura trans

10 alimentos que têm mais potássio do que a banana

 

3. Sérvia: receita do molho Ajvar

A Sérvia possui um molho muito famoso, chamado “Ajvar”. Esse molho, além de ser saudável por ter como principal ingrediente a berinjela, é extremamente leve e pode ser comido frio ou quente.

Em português, esse prato é conhecido como “caviar de berinjela” e pode ser preparado com especiarias como páprica e pimentão vermelho.

Ingredientes

  • 1 berinjela média;
  • 1 pimentão vermelho;
  • 5 dentes de alho com casca;
  • ½ xícara de azeite de oliva;
  • ½ colher de chá de sal;
  • 1 colher de páprica;
  • Pimenta (a gosto);
  • Suco de limão fresco (a gosto).

Modo de preparo

Aqueça o forno a 225 graus. Em seguida, pegue uma assadeira e forre com papel-alumínio.

Corte a berinjela e os pimentões em quatro partes. Depois, coloque-os juntamente com o dente de alho com casca na assadeira e leve ao forno até que fiquem macios.

Retire a berinjela, o alho e o pimentão do forno, coloque no processador de alimentos e misture os legumes com a pimenta e salsa picada.

Aos poucos, vá acrescentando sal, azeite e suco de limão. Quando o creme tiver a consistência e sabor desejados, jogue-o em um frasco, cubra a superfície com azeite e guarde na geladeira para finalizar o molho.

Fonte da receita: Anasbageri

Matéria original publicada no Ativo Saúde.

Clube O2

Essa você nunca viu: Clube O2 + O2 Box!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!