Saiba como os aminoácidos atuam na saúde muscular de idosos

Atualizado em 22 de novembro de 2023

Para chegar à terceira idade com a saúde em dia, a atenção na dieta deve ser redobrada. Na medida em que envelhecemos, a perda de massa e força muscular podem se tornar problemas significativos, por isso uma alimentação rica em aminoácidos pode ser benéfica e auxiliar na manutenção de massa magra.

Essas substâncias desempenham um papel fundamental no corpo humano, incluindo a construção de blocos de proteínas – que são responsáveis pela manutenção, reparo e crescimento dos tecidos musculares. A síntese de proteínas musculares é estimulada especialmente pelo aminoácido de cadeia ramificada, leucina.

Alguns aminoácidos, como a glutamina, podem ajudar em casos de degradação ou catabolismo dos músculos, perda que ocorre geralmente em idosos, além de auxiliar na recuperação após exercícios. Para assegurar o bom funcionamento do organismo, é importante manter-se ativo e conciliar uma dieta equilibrada com  atividades físicas.

“Especialmente após os 45 anos, quando há um decréscimo natural de massa muscular, manter uma dieta rica em aminoácidos pode trazer impactos positivos a musculatura e acabar contribuindo para manutenção da autonomia e bem-estar geral.”, afirma a gerente da Ajinomoto do Brasil, Tatiana Gargalaka.

Além de incluir os aminoácidos na rotina, a manutenção da saúde muscular em idosos depende de outros fatores, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, ingestão adequada de calorias e proteínas, e a gestão de condições médicas subjacentes.