Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dieta com carboidratos gera polêmica

O especialista em medicina esportiva Tim Noaks questionou, recentemente, a prática da supercompensação de carboidratos entre os maratonistas, que consiste na técnica de ingerir maior quantidade do nutriente nos dias que antecedem a prova. Segundo ele, nove estudos sobre dieta lowcarb mostram que os indivíduos analisados apresentaram melhor ou igual performance quando comparados com praticantes de dietas ricas em carboidratos.

As pesquisas descobriram que atletas de elite adaptados a dietas de baixo carboidrato tiveram uma extraordinária capacidade de produzir energia a taxas muito altas a partir da oxidação de gordura. Segundo eles, os seres humanos armazenam grandes quantidades de energia em forma de gordura, mas limitadas quantidades de glicogênio muscular — considerado a principal fonte de combustível para o exercício. Eles garantem que este glicogênio é geralmente esgotado depois de 20 km de corrida, resultando na chegada do temível “paredão”.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  JÁ FEZ UMA SUPERCOMPENSAÇÃO DE CARBOIDRATOS?
icon texto_menor  7 ERROS COMUNS NA DIETA DO CORREDOR
icon texto_menor  PERDA DE PESO: MENOS CARBO E MAIS GORDURA, DIZ ESTUDO

A conclusão é que há pouca ou nenhuma evidência que sustente o uso de dietas ricas em carboidratos, mesmo para corredores de provas longas.

 

Clube O2

Combo 2 em 1 Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!