Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Suplementos para corredores: dicas, benefícios e quando usá-los

Como em qualquer esporte, a corrida de rua exige alguns preparos e cuidados. É preciso aliar alimentação equilibrada com a suplementação para corrida e de acordo com seus objetivos, sempre avaliada por um nutricionista ou outro especialista da área da saúde. 

Vale ressaltar que a quantidade e frequência de consumo devem ser avaliados individualmente, levando em conta necessidades nutricionais, rotina alimentar, tipo de treino e objetivos.

A nutricionista Carolina Novaes da Vitafor selecionou alguns produtos de suplementação para corrida, seus benefícios e funções.

BCAA em cápsulas 

Recomendado no pós-treino

Os aminoácidos de cadeia ramificada (popularmente conhecidos como BCAA) são voltados especialmente para os tecidos musculares. “Ele é importante para o corredor evitar a fadiga muscular e se recuperar melhor no pós-treino, pois terá diminuição da dor muscular tardia”, explica Carolina.

Benefícios

  • Estimula a síntese proteica muscular;
  • Ajuda a recuperação dos músculos.

Taurina 

Recomendado no pré-treino

Suplemento que contém L-taurina, um aminoácido isolado envolvido em diversas áreas do metabolismo, é recomendado para manter os níveis adequados no organismo.

Segundo Carolina, em dosagens ideais, a taurina auxilia muito os corredores, pois potencializa a função anti-inflamatória. “A taurina pode proporcionar ao atleta um aumento no fluxo de oxigenação do tecido cardíaco e contribuir para a quebra de gordura”, completa.

 

Leia mais

Marmita no trabalho: veja dicas e duas receitas práticas

10 alimentos que têm mais potássio do que a banana

Chá de canela de velho: o que é? Veja os benefícios

 

Benefícios

  • Favorece a saúde cardiovascular;
  • Redução da dor muscular;
  • Contribui para o aumento do foco e da atenção;
  • Ajuda a quebra de gordura.

Termogênico 

Recomendado no pré-treino

Auxilia na redução de gordura. “O produto apresenta 100 mg de cafeína natural por porção em sua composição e por isso, oferece maior energia para o corredor”, sugere Caroline. Entretanto, é preciso ter cuidado ao consumi-lo por conta própria, pois algumas pessoas são mais sensíveis a alterações cardíacas — ou seja, o produto pode acelerar os batimentos do coração. 

Benefícios

  • Ganho de energia e melhora da disposição.

 

Gel de carboidrato

Recomendado durante o treino

Responsável por repor a energia em corridas de longa distância. Por ser um carboidrato de oferta rápida, é perceptível sua eficácia minutos após o consumo. Ideal ingeri-lo após 40 minutos de atividade, em média.  

Benefícios

  • Repõe rapidamente os carboidratos, oferecendo energia quase imediata ao corpo;
  • Alguns géis vêm enriquecidos com outros ingredientes, como a taurina.
excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!