Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Tendências da nutrição para 2018

Foto: Shutterstock

Whole Foods Market Inc –  rede de supermercados multinacional dos Estados Unidos que comercializa produtos naturais, orgânicos ou sem conservantes, sabores, cores e gorduras artificiais – divulgou recentemente seu relatório de tendências da nutrição para 2018. 

O varejista da Amazon consultou seus insiders globais, desde sommeliers até especialistas em carne, para descobrir quais alimentos vão sair das estantes rumo ao estrelato em 2018.

Enquanto que em 2017 a tendência principal foram as Pulse Foods (proteínas vegetais), em 2018 flores, cogumelos, bebidas gasosas de baixa caloria e superfoods em pó, como matchá, cacau e cúrcuma, estão entre as queridinhas para virar tendência. Pelo menos, é este o futuro próximo previsto pela Whole Foods.

 

Leia mais

Tendências da nutrição para 2017

"Remédio no prato": receitas com superfoods

Cúrcuma: raiz fortalece imunidade e alivia dores musculares

 

Confira as principais tendências da nutrição para 2018

Flores: já pensou comer flores? Pois é, lavanda, rosa e hibisco são apenas alguns exemplos de flores que já estão na composição de vários produtos alimentícios, como leites, granolas, marshmallows e outros snacks. 

Superalimentos em pó: em 2017, matchá e cúrcuma foram destaque. Em 2018, além deles, a maca peruana e o cacau engrossam a lista de tendências da nutrição. Eles aparecem desde em barras de nutrição até em sopas e carnes. 

Cogumelos: os cogumelos deixaram as gôndolas de alimentos funcionais para aparecer na composição de cafés, chás e até produtos para o corpo, como sabonetes.

Do Oriente Médio: especiarias como harissa (tempero à base de pimenta calabresa, kummel, coentro, menta, alho, páprica doce, cominho e sal), cardamomo e zátar, e pratos como o shakshuka (ovos com molho de tomate), viraram tendência. 

Snacks aerados: os salgadinhos de batata frita estão sendo redefinidos por novos métodos de processamento e combinação de ingredientes. O que isso significa para o futuro dos lanchinhos? Alimentos estourados, inchados, secos e crocantes – alternativas mais saudáveis aos chips tradicionais. 

Aproveitamento integral dos alimentos: você é um dos que joga fora talos, folhas, sementes e cascas? Não deveria. Está perdendo ingredientes repletos de nutrientes. Receitas preparadas com casca de melancia, casca de banana, talos de beterraba, entre outras partes não-convencionais dos alimentos, são tendências da nutrição para inovar dos pratos.

Leites vegetais: se está reduzindo o consumo de produtos lácteos ou dando ao veganismo uma chance, aproveite as delícias das bebidas de vegetais que já são tendência: os “leites” de castanhas, amêndoas, aveia etc, são ótimos para variar.

Produtos “plant-based”: antes as proteínas vegetais eram apenas para veganos e vegetarianos, agora os alimentos produzidos na base de plantas alcançaram o paladar dos amantes de carnes e laticínios. Como? Foram criados produtos e receitas que são parecidos visualmente, e alguns têm o gosto similar ao das carnes, laticínios e derivados. Como por exemplo os hambúrgueres veganos de lentilha, grãos e legumes, vegetais com grão-de-bico, o bacon feito de algas, a coxinha de jaca, entre outras delícias que você prova e até pensa que são de carne. 

Bebidas com gás: prepare-se para uma explosão de bebidas gasosas e espumantes – seja na categoria de cafés, chás, bebidas refrescantes ou água – com bem menos açúcar do que o refrigerante comum. A marca LaCroix é só a ponta do iceberg — e essas bolhas vão aparecer em todos os tipos de drinks, de água com gás, sodas com frutas ou cafés especiais.

Entre as tendências do mercado, os insiders destacaram a transparência na informação dos produtos. Os consumidores estão mais exigentes sobre o que eles comem e os fabricantes responderam com uma infinidade de rótulos: livres de GMO (transgênicos), cultivados de forma responsável, e comércio justo, para citar apenas alguns.

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!