Nutrição

Termogênicos para corredores: será que ajudam?

Obstinados por resultados melhores, os atletas sempre estão à procura de ferramentas que possam ajudar em seu desempenho.  Os termogênicos, por exemplo, já estão há algum tempo no mercado e são procurados por corredores para a queima mais eficiente de gordura. Mas será que vale a pena? 

A nutricionista esportiva Patrícia Oliveira diz que sim: “Eles (termogênicos) agem aumentando a produção de calor e o metabolismo, por inibição da enzima que degrada a noradrenalina, um neurotransmissor que acelera os batimentos cardíacos e a pressão arterial”. Dessa forma, o sangue circula mais rapidamente e oxigena melhor os músculos, além de “recrutar” a glicose armazenada no corpo com mais eficiência.

Um pesquisador canadense analisou a reação dos corredores após o consumo de cafeína – um conhecido termogênico – e os resultados endossam a afirmação de Patrícia. Os atletas testados ingeriam a substância uma hora antes de correr 1500 m, e corredores treinados chegaram a apresentar melhoria de até 4.2 segundos em seu tempo.

Mas engana-se quem acha que os termogênicos são apenas suplementos feitos em laboratórios. É possível tirar proveito de propriedades termogênicas consumindo alimentos encontrados na própria feira: além da cafeína, chá verde, gengibre, canela, pimenta e açafrão são alguns exemplos. Entretanto, a nutricionista alerta: “Sozinhos, esses alimentos não fazem milagre se não haver preocupação com a alimentação aliada à prática regular de exercícios. Dessa forma, podem acelerar o metabolismo de 4 a 6%”, ela indica.

Além disso, o consumo indiscriminado de termogênicos pode causar efeitos colaterais como sudorese, aumento da frequência cardíaca, insônia e alterações de humor. “Portanto, pessoas com problemas cardíacos ou que fazem uso de medicamento devem evitá-los. Sem falar que cada organismo reage à substância de formas diferentes”, esclarece Patrícia. Por isso, a especialista reitera a importância de consultar um nutricionista ou médico antes de consumir qualquer tipo de suplemento. 

 

Breno Deolindo

Share
Published by
Breno Deolindo

Recent Posts

MOV

50 minutos ago

Eco SP

50 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago