Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você sabia que a banana verde proporciona benefícios nutricionais, dietéticos e metabólicos específicos, além de contribuir para o controle e redução do risco de doenças?
O principal componente do alimento é o amido, que corresponde de 55 a 93% do total, dependendo do grau de amadurecimento da fruta. Na banana madura, o amido é convertido em açúcares, em sua maioria glicose, frutose e sacarose, dos quais 99,5% são fisiologicamente disponíveis. Além de sua concentração de carboidratos e energia, a banana verde também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais, principalmente o potássio, mineral que atua no equilíbrio de líquidos e sódio do organismo.
A banana verde tem dois tipos de amidos resistentes: o tipo 1 retarda ou impede a ação de enzimas digestivas e o tipo 2 apresenta lenta digestão. O amido resistente é uma parte do amido que apresenta comportamento similar ao da fibra alimentar, portanto, não é digerido e absorvido pelo organismo. Este amido estimula a produção das bactérias benéficas do intestino, além de manter a integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
O uso da biomassa em diversas receitas auxilia na absorção gradativa da glicose no sangue, evitando picos na glicemia, reduzindo a liberação de insulina, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes. Um estudo publicado na revista Diabetes Care mostra que, em mulheres, o consumo de alimentos contendo maior teor de amido resistente e fibra solúvel podem melhorar o metabolismo da glicose.
Pela similaridade com a fibra solúvel, o amido resistente tem efeito sobre a redução do colesterol. Desta forma, o consumo da banana verde é importante na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração. A polpa da banana verde na forma cozida é denominada de biomassa da banana verde, que pode ser usada no preparo de subprodutos como a farinha e na confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo parte da farinha de trigo, iogurtes, molhos, sucos, vitaminas. Já a farinha pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Veja como preparar:
Suco funcional
Ingredientes
Modo de fazer
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.
Pão d’ água de banana
Ingredientes
Modo de Preparo
Rendimento: 5 pães.
Para um melhor aproveitamento dos benefícios da biomassa é importante ter hábitos saudáveis, seguir uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.
Compartilhar link