Whey protein x whey vegano: entenda as diferenças

Atualizado em 07 de maio de 2024

A proteína é um nutriente essencial para o corpo, especialmente para os que querem construir músculos. Embora a maioria das pessoas possam atender às necessidades diárias, o International Society of Sports Nutrition Journal acredita que a suplementação é a maneira mais prática de garantir proteínas aos atletas de alto rendimento.

O que torna uma proteína de ‘alta qualidade’?

  • Quantidade de proteína por porção;
  • Digestibilidade de proteínas;
  • Conteúdo de aminoácidos;
  • Disponibilidade de aminoácidos.

Cada fonte tem um perfil e aminoácidos diferentes, que são as partes menores em que a proteína é quebrada quando o corpo a digere – e determinam se ela ajudará ou não no ganho de massa muscular, perda de gordura e recuperação. Neste contexto, suplementos à base de vegetais tem recebido uma maior procura.

O whey vegano não é uma novidade na rotina dos atletas, mas você conhece qual a diferença em sua composição? E seus impactos no organismo?

Whey protein x whey vegano

Abaixo elencamos algumas vantagens e desvantagens de ambas as variedades:

Origem

O whey protein vem dos laticínios – mais específico, do soro do leite – e, para os que possuem alergia ou estilo de vida vegano, essa não é a melhor opção. Já por outro lado, a proteína vegetal pode ser de uma variedade de plantas, como: ervilhas, soja, cânhamo, lentilha, abóbora, grãos de bico ou arroz integral.

Composição

Nosso corpo pode produzir diversos aminoácidos, mas há 9 tipos deles que não conseguimos fabricar. Os “aminoácidos essenciais” podem ser obtidos pelo alimentação ou suplementação – e é onde entra o whey protein, pois ele é a proteína em pó que fornece todos esses aminoácidos.

Fatores ambientais

A proteína vegetal, por seu lado, ajuda a proteger o meio ambiente por meio da agricultura orgânica, neutralizando o aquecimento global. Ela também adiciona minerais ao solo empobrecido e promove o abastecimento sustentável de água e alimentos. Por outro lado, o whey protein pode ser uma forma de fabricantes lucrarem com resíduos indesejados das indústrias de laticínios. Quando as fábricas produzem iogurte e queijo, elas descartam o soro do leite – que quando usado, pode ser transformado em proteína em pó.

Digestão

Para as pessoas que possuem problemas digestivos, o whey protein pode causar complicações como sensibilidade e intolerância ao laticínio. Para quem procura algo fácil de digerir, a proteína vegetal pode ser a melhor resposta.