Albumina e creatina: para que servem e quando usar?

Atualizado em 25 de abril de 2023

Muitos atletas ainda têm dúvidas sobre os momentos corretos para se utilizar as suplementações. É no pré-treino? No pós? Deve-se evitar utilizar antes de dormir? Para sanar essas dúvidas, o Ativo.com separou dois dos produtos mais utilizados pelos corredores amadores e profissionais e explica quais as funções, características e melhores momentos para utilização. Veja abaixo tudo sobre albumina e creatina:

Albumina

A albumina (do latim albus – branco) é uma proteína proveniente principalmente do ovo, mais especificamente da clara, e que possui um alto valor biológico e um lenta absorção, propiciando seu uso principalmente no pós-treino e antes de dormir. Ao fazer isso, o atleta garante que os músculos receberão os nutrientes de que necessitam para recuperar-se das atividades recém executadas. As proteínas da classe  da albumina são encontradas no plasma, e diferem das outras proteínas plasmáticas porque não são glicosiladas. É a principal proteína do plasma sanguíneo, sintetizada no fígado pelos hepatócitos. Pode ser obtida também através de alguns tipos de whey protein.

Tipos de albumina

  • Seroalbumina: é a proteína do soro sanguíneo;
  • Ovoalbumina: é a albumina da clara do ovo;
  • Lactoalbumina: é a albumina do leite.

Crossfit é ‘rival’ da musculação? Ouvimos os dois lados para esclarecer

Creatina

A creatina (do grego kreas – carne) é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. A creatina não é essencial, ou seja, não depende da ingestão pois pode ser produzida pelo organismo humano. A suplementação desse composto pode elevar as concentrações musculares, o que é proposto como agente ergogênico. A creatina pode aumentar entre 5% a 15% a força máxima nos exercícios que combinam alta intensidade e curta duração. Para atividades físicas que demandam mais respiração aeróbica, como nado e corrida, a substância não demonstra melhor em termos de performance física, sendo portanto indicada para utilização antes e depois dos treinos de musculação e força. No pré-treino, ela favorece mais a hipertrofia, já no pós-treino passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (o que é  indicado para quem realiza mais de um treino por dia).

Agora que você já sabe como usar as suplementações de forma correta, veja algumas opções disponíveis na Running Land.