Como fazer um check-up médico antes de iniciar uma rotina de corrida

Atualizado em 31 de março de 2023

Se você só vai ao médico quando está sentindo algo diferente, é necessário começar a rever esta atitude. Passar pela avaliação de um profissional (médico do esporte, cardiologista ou um clínico geral) é essencial para iniciar a prática de qualquer atividade física.

Afinal, existem algumas doenças silenciosas como pressão alta e diabetes que podem ser descobertas apenas em resultados clínicos.

Agora que você já entendeu por que um check-up médico é tão importante, chegou a hora de conhecer os principais exames de rotina que devem ser solicitados.

Nesse caso, se você tiver um convênio médico, verifique quais as coberturas do seu plano de saúde e saiba como solicitar os exames. Em alguns casos, pode ser preciso pedido médico prévio.

1 — Glicemia em jejum

O exame de glicemia é um teste para verificar, sobretudo, a quantidade de açúcares presentes na circulação do sangue. O teste detecta quando há sinais de hipoglicemia (pouco açúcar na corrente sanguínea) ou indícios de hiperglicemia (quando existe o excesso de sacarose).

2 – T3, T4 livre e TSH

Estes exames são específicos para avaliar como está a sua tireoide. Realizado através da coleta de sangue, ele pode diagnosticar dois tipos de problemas: hipotireoidismo (queda na produção hormonal) ou hipertireoidismo (produção elevada do hormônio).

Se for detectado alguma elevação, você poderá ter problema no momento da corrida, já que poderá existir uma alteração na parte cardiológica (arritmia cardíaca) e tremores.  As pessoas com baixa produção hormonal, são mais sensíveis a atividades físicas, pois sofrem de dores articulares e musculares.

3 – Colesterol total e frações

A avaliação do colesterol mensura se existe o risco de entupimento das artérias ou até mesmo a existência de doenças cardiovasculares, causadas pela quantidade de gordura no sangue.

Caso você esteja com o colesterol elevado, existem algumas formas de controlar, além da prática de atividade física:

  • Diminuir a quantidade de bebidas alcoólicas;
  • Tentar não estar no sobrepeso;
  • Diminuir a ingestão de açúcares simples;
  • O consumo de carboidratos também deve ser diminuído;
  • Ingerir alimentos ricos em ômega-3, que estão, principalmente, nos peixes (salmão e sardinha).

4 – Teste ergométrico

O teste ergométrico é muito importante, principalmente, para quem vai iniciar uma rotina de corrida, afinal, ele avalia o ritmo do coração, a pressão arterial e ainda dá um panorama de como é a capacidade física daquele paciente.

5 – Ecocardiograma

Este exame é um ultrassom que faz uma análise de como anda o seu coração e consegue diagnosticar diversas alterações tanto as sutis quanto as mais visíveis, por isso, é essencial para quem pretende começar uma rotina de corrida.

O ecocardiograma mostra todos os detalhes do coração, incluindo, tamanho das cavidades, avaliação das válvulas do órgão, o fluxo sanguíneo, dentre outros detalhes. É possível encontrar três tipos para este exame: com doppler, unidimensional e bidimensional.

Lembrando que inserir uma atividade física na sua rotina é essencial para manter a qualidade de vida do seu organismo, trazendo diversos benefícios como, permitir o controle da pressão arterial, controlar o colesterol, melhorar o condicionamento físico, dentre outras vantagens.

E aí? Vai iniciar uma rotina de corrida? Não perca tempo e já marque o seu check-up com um especialista.

Colaboradora:  *Jeniffer Elaina é redatora, especialista em seguros, formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV.