Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa que evidenciou que situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo – o que, em excesso, pode gerar um acúmulo nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos que elevam o risco de doenças cardiovasculares. Em momentos de estresse, o organismo faz com que hormônios – como adrenalina e noradrenalina – sejam liberados, causando redução nos vasos sanguíneos, espasmos das artérias coronárias e aumento da pressão e da frequência cardíaca.
Hábitos alimentares corretos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando uma pessoa menos vulnerável ao estresse e seus defeitos. Vitamina C e alimentos ricos em zinco também são aliados da imunidade. Dormir bem é outra maneira de melhorar a qualidade de vida e bem-estar, diminuindo o cansaço e aumentando a disposição.
O bem-estar e a qualidade de vida também dependem de exercício físico: eles melhoram a disposição de um indivíduo e o tornam mais forte para enfrentar situações de estresse. É ideal praticar – pelo menos – 30 minutos de qualquer atividade física, no mínimo três vezes por semana.
É imprescindível que todos que sofrem de estresse ou possuem algum histórico de infarto na família busquem especialistas e realizem exames específicos para confirmar se os sintomas são alterações momentâneas ou benignas ou algo alarmante.
Saúde Para Todos – Parque Villa-Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, SP
5 de novembro de 2023
Das 8h às 15h
Mais informações e inscrições aqui
Compartilhar link