Correr lento ou rápido? 'Ouça' o seu organismo!

Atualizado em 11 de maio de 2023

Em provas de rua, o ideal é que cada pessoa seja o seu próprio “fiscal”. Mesmo as pessoas que possuem um treinador terão de avaliar-se e convencer-se de que podem não ser aquilo que se pretende para o momento, mas sim o que seu organismo preparou ou está apto a assumir.

Um exame de esteira com um médico e uma avaliação pormenorizada de um profissional de corridas poderão adiantar e prevenir o corredor das consequências de treinos desmedidos e corridas descabidas. Insistir na corrida rápida sem estar no nível para tal esforço pode gerar cansaço nos primeiros quilômetros da prova, desgosto rápido pela prova, cansaço progressivamente elevado e muitos outros danos.

A corrida forte pode ter duas origens: a primeira de uma pessoa que está apta para tal esforço físico e tem o respaldo médico para isso. Porém na segunda – a corrida rápida desmedida – , o corredor adota um ritmo rápido, muitas vezes por conta da alegria e satisfação por estar em uma prova, o que leva o atleta a passear dentro de uma “armadilha”.

Não existem milagres em corridas, por isso é responsabilidade do corredor administrar o ritmo e colher os frutos, bons ou ruins. Se o atleta pensa em correr rápido e não possui uma avaliação adequada, deve-se pensar em um exame ergométrico administrado por um médico do esporte, além é claro de um ótimo treino de base. Só depois de se avaliar será definida a velocidade adequada para correr e obter êxitos.

A calma e a facilidade em se permanecer num ritmo lento de corrida pode trazer sensações de conforto na medida em que se corre e o prazer por tal esforço fica bastante marcante durante uma prova longa. Por outro lado, correr muito lento pode oferecer um desgaste que ninguém espera: cansar as pernas pelo trabalho penoso de correr muito lento. O atleta corre tão lentamente que a musculatura não consegue descansar, dada a distância pequena entre um pé e o outro (passada), suprimindo a fase aérea da corrida – que descansa e prepara a perna para nova solicitação.

Com isso, correr rápido ou correr lento é uma questão de opinião médica e profissional. Não deixe de fazer sua avaliação física para descobrir o ritmo mais adequado para você!