Entenda quais as lesões mais comuns entre as mulheres

Atualizado em 19 de dezembro de 2023

Quando falamos em lesões, todo cuidado é pouco. Devido ao fato de mulheres sofrerem mais lesões na corrida do que os homens, é necessário ter um cuidado redobrado. Fazer exercícios físicos, mas sem exagerar, é uma dica crucial para se cuidar. Veja outras medidas para se manter a salvo das lesões:

Lesão do cruzado

É um dos quatro ligamentos que deixam o joelho estável – e as mulheres são 8 vezes mais propensas que os homens a rompê-lo. Qualquer atividade que exige movimento brusco lado-a-lado, como jogar tênis ou dança, pode levar a uma ruptura. Reforço da musculatura, alongamento e fazendo exercícios de agilidade ajudam a melhorar o reflexo.

Concussão cerebral

Em decorrência de menores pescoços e músculos mais frágeis, mulheres possuem mais traumas cranianos durante esportes. O risco da gravidade da concussão pode aumentar com a idade.

Condropatia

O excesso de impacto pode desgastar a cartilagem dos joelhos e tornozelos, resultando na dor latejante e estalos. Quando as mulheres correm, os quadris tendem a se voltar para dentro e os músculos das coxas se transformam em um ângulo mais aberto, o que resulta em maior pressão sobre os joelhos – diferente dos homens.

Fraturas por estresse

Saltar, dançar, andar ou correr são programas que as mulheres amam, mas também podem ocasionar em uma fratura por estresse devido ao excesso de impacto. Essas pequenas fissuras no osso correm normalmente na canela e pés – e resultam em dor e alteração de sensibilidade. As mulheres podem ser mais vulneráveis devido à sua menor densidade de massa muscular e óssea, que diminuem com a idade.

Entorse no tornozelo

Esse tipo de lesão ocorre quando você danifica um ligamento no tornozelo, numa torção, causando inchaço e dor local. A boa notícia é que exercícios de equilíbrio simples podem ajudar a proteger seus tornozelos.

Lesões dos meniscos dos joelhos

O menisco – ou cartilagens – funcionam como amortecimento entre o fêmur e a tíbia, eles são mais propensos em degenerar mais cedo nas mulheres. Esportes de contato são geralmente a razão de um menisco lesionado. Além disso, à medida que envelhecemos, perdemos fluido lubrificante no joelho, o que aumenta o risco para esta lesão. A dica é usar a musculatura para proteger do impacto.