Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Maratona de Seychelles: belas paisagens, calor e natureza

Todo último domingo de fevereiro, um dos menores países do mundo oferece a oportunidade de corredores disputarem uma prova com uma paisagem memorável de fundo. A Maratona de Seychelles foi disputada pela primeira vez em 2008, com apenas 330 participantes, e começa a fazer parte do calendário de muitos atletas pelas belezas da região.

“A prova oferece aos maratonistas uma oportunidade única de correr em um dos locais mais bonitos do mundo e também desfrutar de uma oportunidade única de viver de forma saudável e reequilibrar mente, corpo e alma em harmonia com os ritmos da natureza”, diz Giovanna Rousseau, CEO do Conselho Nacional de Esportes.

O contato com a natureza e as belezas do arquipélago de Seychelles, localizado no Oceano Índico, são os principais atrativos do evento, que em 2018 pode contar com até 5.000 atletas. Como o destino ainda pode ser novidade para os atletas brasileiros, reunimos as principais informações sobre a prova para garantir que você tenha uma participação na maratona e férias inesquecíveis.

Dicas para a Maratona de Seychelles

Percurso

A prova tem largada e chegada na praia de Beau Vallon, na Ilha de Mahé, a maior do arquipélago. Os atletas correm aproximadamente 21 km pela orla até a Torre do Relógio na capital Victoria, um dos principais pontos turísticos do local, e então fazem o caminho de volta.

É importante guardar fôlego para a parte final da prova, já que há subida forte no km 31. A boa notícia é que a paisagem compensa o esforço e oferece motivação até a linha de chegada – montanhas, casarões e praias com areias brancas e águas cristalinas são o plano de fundo durante praticamente todo o trajeto.

Leia mais

Maratona de Seychelles: corrida em ilha paradisíaca

Clima e hidratação

Um dos grandes adversários dos atletas na prova é a temperatura. Em Seychelles é quente e úmido durante todo o ano -em fevereiro, as máximas chegam com certa frequência aos 30ºC. Por isso, é importante prestar bastante atenção à hidratação antes mesmo da largada.

A organização tenta diminuir a dificuldade aos atletas, marcando a largada para as 7 horas da manhã, no horário local, e distribuindo postos de hidratação a cada 2 km do percurso.

Ao longo dos 42 km de belas paisagens, há também pontos para a reposição de carboidratos. Mas como todo o resto da prova, ela é ecológica. Em vez de géis, frutas e bebidas doces são responsáveis por dar energia aos atletas.

Precauções

Há um ensinamento que treinadores de todo o mundo repetem aos atletas quase como um mantra: “dia de prova não é dia de novidade”. E isso ganha ainda mais importância quando se está longe de casa e há menos chance de contornar alguns imprevistos que podem atrapalhar seu desempenho.

Seychelles conta com uma estrutura médica e de farmácias. Mas leve na mala suas marcas preferida de bandagens anti-inflamatórias, protetores para os pés e suplementos energéticos, uma vez que os encontrados lá podem diferir dos quais você está acostumado.

O mesmo vale para a alimentação. A base da gastronomia local é de peixes e frutos do mar, que recebem uma grande variedade de especiarias, devido à mistura de influências na região, criando o sabor doce e picante da cozinha creole.

Por mais deliciosa que seja, a variedade de temperos pouco usual pode causar estranheza ao organismo. Deixe as aventuras gastronômicas para os dias seguintes à maratona e aposte em pratos menos temperados e mais neutros na véspera do evento.

Hospedagem

A Maratona de Seychelles é disputada na Ilha de Mahé, a maior de todo o arquipélago e que concentra grande parte da população do país. Escolha hotéis nesta ilha, ao menos na noite anterior à prova – a largada é às 7 horas e o primeiro voo de Prasling para a ilha principal é às 6h30.

É importante garantir sua acomodação com o máximo de antecedência possível, uma vez que hotéis próximos à largada em Beau Vallon podem ficar sem quartos disponíveis.

Há cinco companhias que voam do Brasil para Seychelles: EmiratesEthiopianSouth AfricanQatar Turkish. Há também a opção de fechar pacotes com agências especializadas no destino, como a Side by Side.

A Maratona de Seychelles é mais do que uma corrida. E você ainda pode esticar as férias e relaxar em um arquipélago com programas para todos os gostos. 

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!