Como treinar a resistência anaeróbica em corrida?

Atualizado em 18 de outubro de 2023

O treino anaeróbico é uma modalidade de exercício que utiliza uma forma de energia independente do oxigênio. Quando projetado para a corrida, ele é realizado com movimentos rápidos e de alta intensidade envolvendo um número limitado de músculos nos quais há produção de ácido lático. Esse tipo de prática – conhecida como “sprints”, que são corridas de tiro curto – pode gerar queima de gordura, aumento da força, aumento da musculatura, melhoria da resistência e melhora da performance.

A resistência no treino anaeróbico de corrida é a capacidade de manter o fôlego mesmo quando é fundamental realizar grande esforço físico. Uma boa forma de treinar é por meio de treinos intervalados, já que esse tipo de prática intercala altas taxas de esforço com momentos de repouso, além de permitir boa recuperação durante sua execução. Por exemplo: você quer correr 5 km em 25 minutos, imaginando que a cada 5 minutos corre-se 1 km. Para ganhar mais resistência e completar 1 km, o ideal é fazer em 4,5 minutos, dando uma margem de 1 minuto de descanso.

Agora que você conhece algumas dicas para realizar seu treino anaeróbico, é hora de praticar. Faça esse tipo de execução sempre acompanhado de um educador físico e um nutricionista para melhor performance.