Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O condicionamento físico integra 4 tipos: equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Vamos ver no detalhe o que cada um representa, os exercícios adequados e seus benefícios. Confira!
Existem dois tipos de equilíbrio: o estático e o dinâmico. O primeiro é a capacidade de manter o equilíbrio sem se mexer. Já o segundo é a capacidade de manter o equilíbrio durante os movimentos. Com isso, a melhor coisa para um bom condicionamento físico é a vida cotidiana. Ele deve ser visto como um estilo de vida e não uma tarefa que se possa fazer uma hora por dia e ficar o restante do tempo “desligado”.
Os exercícios de alongamento funcionam como uma “lavagem” – com nutrientes e sangue – nas partes mais importantes das articulações. O recomendável é fazer esses exercícios, pelo menos, duas vezes por semana.
Esse tipo de condicionamento físico é criado com as repetições de séries. Elas nada mais são do que levantar e voltar o peso para a posição inicial. Com o passar do tempo, os exercícios tendem a ficar mais fáceis. Quando isso acontecer, está na hora de aumentar o peso, assim o condicionamento estará sendo sempre trabalhado. Além disso, esse tipo de exercício também diminui o risco e os sintomas de osteoporose, doenças cardíacas, artrite e diabetes tipo 2. Eles também ajudam na melhora do sono e diminuem o risco de depressão.
Para criar esse condicionamento físico de resistência é preciso apenas fazer o exercício favorito com a maior intensidade e pelo tempo que se sentir confortável. Uma vez que fizer isso diariamente, com o passar do tempo conseguirá fazê-lo por mais tempo. Esse tipo de exercício não fortalece somente os grupos musculares, mas também o coração, pulmões e o sistema circulatório – justamente por isso que eles são chamados de aeróbicos.
Compartilhar link