Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As sensações boas pós-corrida, a liberação de hormônios do prazer – como a endorfina – e a evolução nos objetivos podem transformar a corrida num “vício bom”. Porém, como todo vício, a prática precisa estar sob controle e com o volume de treinos (quantidade de quilômetros na semana) adequado às suas características. Mas afinal, como se chega neste limite?
Esta decisão é tomada, essencialmente, com base no volume total de treino de cada corredor. Se você ultrapassar esses limites, pode demorar ainda mais para atingir o rendimento almejado”, disse Camilo Geraldi, treinador da COGTRI Sports.
Segundo ele, o excesso de treinamento semanal pode ocasionar pequenas e/ou grandes lesões, queda de motivação e desequilíbrios de sono e de recuperação das atividades. “Tente aumentar o volume de treinos conforme os objetivos de provas e de performance”, recomenda.
A melhor forma de mensurar o volume semanal é contar com a orientação de um profissional da educação física habilitado em corrida. Ele saberá adequar os treinos às suas características e necessidades.
A resposta simples: depende. Atletas avançados podem tirar benefícios de treinar todos os dias, mas esses são casos muito específicos. Corredores amadores precisam de ao menos um dia de descanso completo na semana e isso vai depender do nível da cada pessoa. Camilo traçou abaixo as recomendações para cada perfil, veja:
Iniciantes
Segundo o especialista, é indicado não treinar em dias seguidos, programando de dois a três dias de treinos na semana, com intervalos de folga. “Nestes intervalos, você pode praticar algo com menos impacto, como a caminhada, ciclismo ou natação”, indica.
Intermediários
Você possui mais dias de frequência de treino e pode fazer isso de três a quatro vezes por semana. “Correr em quatro dias possibilita a aposta em dois treinos seguidos sem intervalo, sendo um deles com intensidade mais baixa”, fala o especialista.
Avançados
Podem treinar até seis dias por semana, desde que hajam ao menos dois treinos mais leves. “Em alguns dias você pode optar por dois turnos, mas sempre respeitando o equilíbrio entre volume e intensidade dos treinos”, finaliza o especialista.
Compartilhar link