17º Troféu Brasil de Triathlon: fotos estão no ar

Atualizado em 01 de agosto de 2016
Mais em Notícias

 O triatleta paulista Fábio Carvalho garantiu o título profissional masculino do 17º Troféu Brasil de Triathlon, que teve a final disputada neste domingo (2/12) em Santos. Competindo “em casa”, na cidade onde mora há mais de três anos, o competidor de 28 anos venceu a 7ª e decisiva etapa do ranking. A etapa teve recorde de inscritos, com 1.100 atletas de 26 estados e também da Argentina. A equipe do ativo.com acompanhou a prova e registrou as imagens dos triatletas, que estão disponíveis on-line.

Ele completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h48min01s, quase dois minutos à frente de seu rival direto, o goiano Santiago Ascenço, que lutava pelo tricampeonato. Com três vitórias e dois segundos em sete etapas, Fábio sagrou-se campeão, depois de ter sido vice em 2006, por apenas 1,5 ponto.

Na categoria feminina, Carla Moreno, mesmo debilitada em função de uma catapora adquirida recentemente, impôs um ritmo forte. A triatleta já havia garantido o hexacampeonato por antecipação, e festejou a sua sexta vitória em seis participações, completando o percurso em 2h04min26s, mais de dois minutos à frente de Vanessa Gianinni.

Além do recorde de inscritos, o evento foi marcado pelas disputas pelo título masculino e pelo vice no feminino. Entre os homens, Fábio, Santiago e o santista Fred Monteiro chegaram praticamente em condições de igualdades na disputa pelo título e, correndo por fora estava o argentino Ezequiel Morales. O olímpico Paulo Miyasiro, vencedor da 4ª etapa, foi o melhor na natação, com Fred e Fábio saindo um pouco atrás.

Santiago foi o 11º colocado, dois minutos atrás. No pedal, o novo campeão imprimiu um ritmo forte e antes do KM 5 assumiu a ponta para completar o trajeto com 2 minutos e 15 segundos de dianteira sobre Fred. Na corrida, apenas administrou a vantagem. Santiago, por sua vez, teve uma prova de recuperação. Terminou o ciclismo em terceiro lugar, logo atrás de Fred, e na corrida ganhou uma posição, mas não teve forças para alcançar o vencedor.

“O meu dia foi perfeito. Foi bem legal, com todo mundo aqui, a minha família, os meus melhores amigos, a namorada”, comemorou Fábio, falando da emoção da conquista. “O Troféu Brasil em Santos foi o começo de tudo. Foi aqui que iniciei a minha trajetória, em 93, e é um título que venho buscando desde criança. No ano passado foi por pouco e trabalhei o ano inteiro para esse dia acontecer”, vibrou o competidor natural de Mogi-Mirim, que está com 28 anos de idade e 14 de triathlon.

O vice-campeão reconheceu a superioridade de Fábio. “Ele está de parabéns, fez um circuito espetacular, uma etapa sensacional. Para mim foi ótimo também, porque o Troféu Brasil sendo o maior circuito de triathlon da América Latina, ficar entre os cinco melhores já é uma grande participação. Fiquei com o vice, brigando pelo título até a última etapa, o que foi melhor ainda”, disse o competidor de 27 anos, bicampeão em 2006 e 2004 e vice em outras cinco temporadas.

Na disputa feminina, Carla competiu sem grandes pretensões. Antes da prova nem sabia se teria forças para completar as três modalidades, principalmente por causa do forte calor. Saiu do mar em segundo lugar, junto com Verônica Martins, mas no ciclismo mostrou a sua força, abrindo 2 minutos das rivais, administrando na corrida. Atrás, a briga era mais acirrada, com as atletas de olho no vice geral.

A santista Fernanda Garcia saiu em terceiro da natação, com Vanessa Gianinni atrás. As duas e a carioca Fernanda Bau chegaram juntas após o ciclismo e na corrida, a triatleta de Campinas foi superior e ficou aguardando a chegada de Fernanda, que confirmou o terceiro lugar e garantiu o vice por apenas meio ponto de vantagem. A argentina Maria Soledad Omar, que também estava na disputa direta, terminou em sexto lugar, atrás de Fernanda Bau, e da santista Carolina Furriela.

Para Carla, a prova simbolizou superação. “Eu fui me recuperando a cada modalidade. A natação não me senti tão bem, pela falta de treinos, mas encaixei no pedal, fiquei mais confortável e na corrida fui vencendo cada parte. Quis muito competir para comemorar o meu hexa. Esse é um circuito importante para o triathlon brasileiro e vencer em casa, perto da família é muito bom”, disse Carla, 31 anos.

Resultados da etapa

Masculino
1 Fábio Carvalho (Mogi-Mirim/Santos) – 1h48min01
2 Santiago Ascenço (Goiânia) – 1h49min53s
3 Fred Monteiro (Santos) – 1h51min11s
3 Mauro Cavanha (Curitiba) – 1h52min40s
5 Ezequiel Morales (Argentina) – 1h52min59s

Feminino
1 Carla Moreno (São Carlos/Santos) – 2h04min26s
2 Vanessa Gianinni (Campinas) – 2h06min31s
3 Fernanda Garcia (Santos) – 2h08min36s
4 Fernanda Bau (Rio de Janeiro) – 2h09min03s
5 Carolina Furriela (Santos) – 2h11min38s