Brasília recebe em 2006 provas inéditas de triathlon

Atualizado em 25 de julho de 2016
Mais em Notícias

 A capital do país será um destino movimentado e concorrido para os triatletas em 2006, com muitas provas e eventos inéditos na cidade, conforme adiantou em primeira mão para o ativo.com o presidente da Federação Brasiliense de Triatlo, Tadeu Viana.

O calendário oficial das competições em 2006 está quase pronto, faltam definir apenas algumas datas, mas os triatletas já podem anotar as novidades da programação. O carro-chefe é a prova Triathlon 226, uma prova de revezamento de longa distância, prevista para o dia 9 de abril.

Os cerca de 600 triatletas esperados para a prova vão competir em equipes de oito pessoas, percorrendo 226 quilômetros.

Outro destaque é o Ironman Brasil Telecom 70.3, marcado para o dia 20 de agosto. A competição dará cem vagas para o Mundial de Ironman 70.3, que será realizado em novembro na Flórida, EUA.

“Essa prova é concorridíssima em termos de inscrições, portanto, as vagas são um bom atrativo para os participantes”, comentou o presidente da Federação Brasiliense de Triatlo, Tadeu Viana.

Além das duas provas citadas acima, Brasília será sede do Pan-Americano de Triatlhon e do Campeonato Brasileiro de Duathlon. À lista somam-se as provas dos campeonatos locais de Triathlon – realizado em quatro etapas – e de Duathlon e Aquathlon, com duas etapas cada um.

Training Camp

Além dessas competições, a Federação organiza já em janeiro de 2006 um evento especial voltado para os triatletas – o 1º Training Camp Internacional de Brasília. A idéia do evento é promover um treinamento de alto nível, a exemplo dos eventos realizados na Europa.

Para isso, foram convocados para coordenar a parte técnica profissionais renomados do triatlo – Leandro Macedo (corrida), Cláudio Civatti (ciclismo), Fábio Costa (natação) e Fernando Carvalho (acompanhamento nutricional). “O Fábio e o Cláudio foram às Olimpíadas como treinadores e o Leandro como atleta, ou seja, é uma excelente oportunidade para treinar com profissionais mais do que qualificados”, diz o presidente da Federação, que assumiu a entidade em março deste ano.

O treinamento técnico será intercalado com palestras sobre regras oficiais, psicologia do esporte, nutrição, entre outros temas. “No final de semana faremos ainda uma pequena prova de Duathlon, e mesmo cansados os atletas terão que competir”, brincou Viana, acrescentando que outro training camp já está previsto para junho.

O 1º Training Camp será realizado de 15 a 22 de janeiro no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, que oferece infra-estrutura necessária para a prática dos treinos. As vagas são limitadas e as inscrições on-line já podem ser feitas no ativo.com.