Carla Moreno garante hexacampeonato do Troféu Brasil

Atualizado em 04 de agosto de 2016
Mais em Notícias

 Com a quinta vitória consecutiva na temporada, a olímpica Carla Moreno garantiu, por antecipação, o hexacampeonato no 17º Troféu Brasil de Triathlon, neste domingo (23/9), em Santos. No masculino, Fábio Carvalho chegou em primeiro na disputa que reuniu 787 participantes.

O goiano Santiago Ascenço foi o vice-campeão da etapa, e o santista Fred Monteiro chegou em terceiro, embolando ainda mais a disputa pelo título no masculino.

Na disputa feminina, Carla Moreno liderou nas três modalidades. Nos 1,5 km de natação saiu em primeiro, com a santista Fernanda Garcia bem próxima. Já nos 40 km de ciclismo abriu dois minutos de Vanessa Gianinni, de Campinas, e depois dos 10 km de corrida, cruzou a linha de chegada em 2 horas 9 minutos e 55 segundos, com três minutos e 29 segundos de vantagem sobre a atleta campineira.

Com o resultado, ela garantiu, matematicamente, o título, com 100% de aproveitamento, igualando-se a um dos maiores nomes do triathlon brasileiro, a fluminense Fernanda Keller, campeã de 1991 a 96 (época que o circuito era disputado com metade das distâncias atuais). -Foi tudo de bom conquistar esse hexa, ainda mais porque foi a primeira vez que conquistei com duas etapas de antecedência. Nos outros anos nada foi fácil, não que tenha sido fácil agora, mas ganhar por antecipação é mais tranqüilo-, comentou Carla.

Mas quem pensa que o hepta é o limite está enganado. A idéia é competir por mais 10 anos, no mínimo. -A nova geração que me perdoe, mas vou dar trabalho a essas meninas novas e quero brigar por muitos títulos no Troféu Brasil, pelo menos nos próximos 10 anos-, avisou a competidora, que já defendeu o Brasil em duas olimpíadas e se prepara para a terceira participação, em Pequim/2008.

-Acabei de fazer 31 anos e estou chegando à minha maturidade no esporte. Minha evolução está muito boa, principalmente no ciclismo. Estou experimentando, inclusive, novidades. Usei uma bike de contra-relógio, uma Giant Trinity e isso melhorou muito a minha posição, saí para correr inteira. Antes tinha receio, até ganhar uma do meu patrocinador, a Ciclovece, experimentar e ver que é ótimo-, relatou.

Na disputa masculina, a briga promete continuar acirrada até a sétima e decisiva etapa. Desta vez, quem comandou a festa foi Fábio Carvalho, que passou a ser o terceiro no ranking. Depois de sair do mar no primeiro grupo (atrás da revelação Marcus Vinícius Fernandes), Fábio já assumiu a ponta logo aos 5 km de pedal e manteve sempre uma cômoda vantagem sobre os rivais. Terminou o ciclismo com dois minutos sobre Marcus Vinícius e na corrida administrou a dianteira, para comemorar a vitória em 1h53min39s, com um minuto e sete segundos à frente de Santiago Ascenço.

-No ciclismo, quando eu vi a diferença para o grupo, vi que já tinha matado a prova. Na segunda volta dei uma poupada e saí para correr com as pernas pesadas. Até fiquei preocupado, mas depois do segundo quilômetro foi soltando e consegui correr bem-, afirmou o atleta que acabou de voltar de três provas nos Estados Unidos, onde foi o sétimo em Chicago, 12º colocado em Los Angeles e o terceiro em Malibu.

Entre os amadores, um momento emocionante marcou a prova, a estréia de pernambucana Marleide Maria da Silva, primeira deficiente visual a disputar o Troféu Brasil. Ela perdeu totalmente a visão há dois anos e meio, vítima de retinose pigmentar, doença degenerativa (ainda sem cura) e fez a prova com o auxílio de três guias, um para cada modalidade.

Os triatletas terão menos de um mês para a preparação para a 6ª e penúltima etapa, confirmada para o dia 21 de outubro, no mesmo local, com inscrições on-line abertas no ativo.com. A cada prova, os profissionais dividem uma premiação de R$ 15 mil e os melhores do ranking ainda têm mais R$ 20 mil.

Resultados da Etapa

Profissional Masculino
1- Fábio Carvalho (Mogi-Mirim/Santos), 1h53min39s
2- Santiago Ascenço (Goiânia), 1h54min46s
3- Fred Monteiro (Santos), 1h56min15s
4- Ezequiel Morales (Argentina/Niterói) – 1h57min19s
5- Bruno Khouri (Belo Horizonte) – 1h58min01s

Profissional Feminino
1- Carla Moreno (São Carlos/Santos), 2h09min55s
2- Vanessa Gianinni (Campinas), 2h13min24s
3- Maria Soledad Omar (Argentina/Niterói), 2h16min06s
4- Fernanda Garcia (Santos), 2h18min54s
5- Carolina Mattos (Rio de Janeiro), 2h22min10s