Final do Troféu Brasil de Triathlon neste domingo

Atualizado em 01 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Neste domimngo (2/11) pela manhã chega ao final a edição 2007 do Troféu Brasil de Triathlon. Em sua 17ª edição, o torneio terá na final uma briga acirrada pelo título entre os triatletas da elite masculina. O goiano Santiago Ascenço lidera o ranking e tenta o tricampeonato. Vice no ano passado, por apenas 1,5 ponto, Fábio Carvalho chega como cotado, após duas vitórias e dois segundos lugares na temporada.

Outro nome forte é Fred Monteiro, vencedor da etapa inicial e com a chance de ser o primeiro santista a se tornar campeão. Correndo por fora está o argentino Ezequiel Morales, tentando aumentar a lista de títulos para o país vizinho. Até agora já são sete, todos conquistados por Oscar Galindez.

Já na disputa feminina, o título foi conquistado ainda na 5ª etapa. A olímpica Carla Moreno venceu as cinco primeiras etapas para comemorar o hexa, restando às rivais a briga pelo vice. A santista Fernanda Garcia, a argentina Maria Soledad Omar (duas vezes vice) e a campineira Vanessa Gianinni, que vem de vitória na etapa anterior disputam quem será a número 2 do evento entre as mulheres.

A competição tem início às 8 horas com os triatletas amadores, que completarão 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Os profissionais começam a competir às 9h20, fazendo o dobro das distâncias. Mais informações estão disponíveis no site oficial www.trofeubrasil.com.

Fotógrado que acompanhou a captura de Saddam Hussein compete na prova – O paulistano Maurício Lima, 32 anos, poderia ser mais um dos muitos participantes do 17º Troféu Brasil de Triathlon que têm histórias semelhantes. Começou no esporte mais tarde, para perder peso, preocupado com a saúde. Mas o competidor tem uma vida diferente da maioria dos rivais. Fotógrafo da Agência Internacional de Notícias France Press (AFP), ele já esteve no Iraque, cinco vezes, desde 2003, e acompanhou um dos maiores fatos políticos da história do mundo moderno, a captura de Saddam Hussein, em seu esconderijo.

Acostumado a viver e registrar momentos marcantes, Maurício competirá na última etapa do 17º Troféu Brasil de Triathlon. Preparando-se para mais uma viagem ao Iraque, no início de 2008, ele quer fechar o ano com uma boa atuação. “O triathlon é um desafio, mudou tudo na minha vida. É um ponto de equilíbrio e consigo descarregar toda a minha adrenalina no esporte”, comentou Maurício.

Segundo ele, o triathlon também o ajuda na concentração, ponto fundamental para o seu trabalho. “Tenho de ter paciência para fazer uma foto boa, saber esperar e isso no triathlon é fundamental. Tem de ser paciente, insistir, não pode desistir. Eu sou assim, não só na fotografia e no triathlon, mas na vida”, disse o fotógrafo, acrescentando estar cada vez mais animado com a atuação esportiva.