Fterj lança Circuito de Triathlon para amadores

Atualizado em 04 de agosto de 2016
Mais em Notícias

 A Fterj (Federação de Triathlon do Rio de Janeiro) criou o Circuito Fitness de Triathlon 2007, uma competição que tem por objetivo fomentar a participação de atletas amadores, de todos os níveis, na prática do Triathlon, e no incentivo à atividade esportiva saudável. A primeira etapa do Circuito será no dia 16 de setembro, no Rio de Janeiro, com concentração no Parque do Flamengo. As inscrições para a diferente disputa podem ser feitas on-line no ativo.com.

O Circuito terá percurso de 300 metros de natação, 6 km de ciclismo e 2 km de corrida, de forma que o tempo de realização seja no máximo de 50 minutos, o equivalente a uma aula em academia. “O Fitness triathlon é uma oportunidade para quem sempre sonhou em ser triatleta, mas achava algo distante, quase impossível, coisa de Ironman”, diz André Gracindo, diretor Técnico da Fterj.

“Analisando o histórico e o perfil do público participante de competições de triathlon fica evidente constatar que a grande maioria é amadora, e faz o esporte por puro prazer. Eles são fascinados com o estilo dinâmico e desafiador do mundo do triathlon, acontece que para o público em geral ainda vislumbramos barreiras ideológicas que não permitem a ampla massificação deste esporte que, antes de tudo, transpira saúde e desenvolvimento tanto físico quanto mental. Perseverança, disciplina, planejamento estratégico, dentre outras, são algumas das qualidades básicas para o êxito no triathlon”, completa Gracindo.

O Diretor da Fterj acrescenta que o Circuito Fitness visa proporcionar, com muita segurança, esta vivência para todos que optam e desfrutam de um estilo de vida ativo fisicamente. “Todos que praticam com regularidade atvidades aeróbicas (corrida, ciclismo, natação) mesmo que em aulas coletivas de academia (Running class, Spinning, Cross Trainning, etc) podem participar de um evento out door e obter a plena realização de ser um triathleta”.

O Circuito pode ser feito completo ou optando pelas modalidades de Aquathlon (natação e corrida) e Duathlon (corrida e bike). “Mesmo os que não sabem nadar ou não tenham bicicleta podem experimentar o multiesporte”, ressalta André Gracindo.

Os três primeiros colocados (feminino e masculino) receberão troféus, e todos os que completarem a prova ganharão medalha. “A novidade é que as medalhas são de ouro, prata e bronze, ou seja, ao concluir a prova já conquista uma medalha, e o atleta ainda tem a referência, quando cruza a linha de chegada, como se situou na prova”, complementa o Diretor.