Divulgação
Foto: Divulgação

Ironman 70.3 Cascais, uma experiência para sempre

Atualizado em 02 de abril de 2019
Mais em Notícias

Viajar para participar de um Ironman ou um Ironman 70.3 se tornou uma experiência turística diferente, quase incomparável para pessoas que amam o esporte, inspiram-se com paisagens maravilhosas e tiram alguns dias para descansar antes ou depois do evento. Talvez por isso o Ironman 70.3 Cascais, em Portugal, transformou-se em um dos que mais crescem nos últimos anos, sobretudo entre os brasileiros.

Neste ano, o evento será realizado no dia 29 de setembro e são esperados 3.000 participantes. Se a escrita dos últimos anos se mantiver, o Brasil será o País não europeu com mais representantes na prova.

Cascais encantadora

O certo é que são muitas as características que tornam o Ironman 70.3 Portugal, organizado pela 3IronSports, em um paraíso de triatletas do mundo todo.

Em primeiro lugar, a beleza exuberante desta cidade costeira, com praias incríveis, com entardeceres sonhados e seu centro histórico antigo, em que se pode encontrar, entre outros monumentos, a fortaleza medieval Nossa Senhora da Luz.

Outro dos pontos positivos do 70.3 Cascais é a logística fácil, já que a cidade está a apenas 30 km da capital portuguesa, Lisboa.

Trajeto impactante e atmosfera especial no Ironman 70.3 Cascais

Quanto à competição em si, o trajeto do Ironman 70.3 Cascais começa com 1,9 quilômetros de natação, em formato rolling start, saindo da Praia dos Pescadores, pela baía protegida, e termina no Clube Naval.

Uma vez fora da água, os participantes irão percorrer os 630 metros do “Corredor da Fama” para chegar até a T1, que estará localizada no Hipódromo. Neste trajeto, receberão o apoio e os aplausos de milhares de pessoas.

O percurso dos 90 km de bicicleta, com ganho de 950 metros de altimetria, tem seu ponto de partida em Cascais e depois segue por um circuito plano às margens do Oceano Atlântico, passando por pontos turísticos imperdíveis como a Boca do Inferno e a Praia do Guincho.

A natureza se mostrará selvagem na subida da Serra de Sintra, onde o Rei e a Rainha da Montanha serão coroados.

Outra vez de volta ao Hipódromo para uma T2 veloz e o começo dos 21 km de corrida, de duas voltas. A última fase da prova começará na Marina, atravessará a Vila de Cascais e entrará na estrada da Marginal, passando pelo histórico Estoril.

O final promete ser épico, com o apoio do público e das melhores vistas da cidade.

Como chegar a Cascais

De avião para Lisboa

A distância entre São Paulo ou Rio de Janeiro e Lisboa é de pouco menos de 8.000 km, e companhias aéreas como a portuguesa TAP realizam diariamente esta viagem em voos que duram cerca de 9 horas. Muitas vezes esse destino possui ofertas e promoções.

Traslado de Lisboa para Cascais

Este não será um dos seus problemas, já que Cascais está perfeitamente comunicada com Lisboa, oferecendo várias opções de transporte.

Carro

Pegue a A5 e, se não tiver um GPS ou algum mapa, você pode se guiar pelas placas que dizem Cascais/Estoril, perfeitamente sinalizadas. Outro trajeto bonito pode ser feito pela EN6, que contorna toda a costa.

Trem

Partindo da estação de Cais do Sodré, em Lisboa, na linha Cascais. Os trens saem de segunda a domingo, de 5h30 a 1h30, a cada 20 minutos, aproximadamente.

Hospedagem em Cascais

Apesar de, por ser um destino turístico por excelência, as opções em Cascais e arredores serem muitas, sempre é bom reservar com antecedência.

A organização do evento oferece como hotel oficial o Quinta da Marinha Resort, onde você poderá se hospedar desde o primeiro dia da experiência Ironman, com comodidades como campo de golfe, piscina, estacionamento para bicicletas, serviço de transfer até a competição e serviço mecânico para a bike.

Para conseguir um desconto no hotel, você pode utilizar o código  IRONCASCAIS por participar do evento.

Transmissão ao vivo da prova

Para os familiares ou amigos que não poderão acompanhar o triatleta em Cascais, haverá transmissão ao vivo da prova, permitindo que todos possam acompanhar o triatleta querido.

Além disso, claro, também há a possibilidade de trackear o atleta com o app do Ironman. Na zona de chegada, um telão gigante mostrará o andamento da prova.

Vagas para o Mundial 70.3

Como se os atrativos fossem poucos, o Ironman 70.3 Cascais oferece 50 vagas para se classificar ao Mundial 70.3 de 2020, realizado em Taupo, na Nova Zelândia.

Outras atrações turísticas da região

  • Boca do Inferno
  • Marina de Cascais
  • Farol de Santa Marta
  • Cidadela de Cascais
  • Praias: Praia da Conceição, Praia da Ribeira, Praia do Guincho, Praia da Rainha e Praia da Parede
  • Museu dos Condes de Castro Guimarães

Para outras informações, consulte a página oficial do evento.