Preparo emocional para o Ironman

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Notícias

O Ironman é uma prova muito desgastante, tanto fisicamente como emocionalmente para qualquer atleta, porém, existem muitas maneiras de diminuir um pouco as dificuldades emocionais.

1 – Mentalizar a prova com prováveis adversidades – É importante, antes da prova, se imaginar em cada etapa da competição, por exemplo: imaginar todas etapas da natação e possíveis dificuldades, como aglomeração no início, correnteza forte, contorno de bóia complicado, ou qualquer outro problema que possa ocorrer.

2 – Mentalizar a solução das dificuldades – Ao imaginar seu desempenho na prova é importante pensar em soluções e possíveis desgastes que os imprevistos possam causar no restante da competição, mesmo que esperemos que tudo dê certo é importante estar preparado para o pior sempre. Outra dica importante é controlar o nível de motivação durante o Ironman

3 – Pense em aspectos que aumentem a motivação – Lembre de aspectos que geram motivação, como lembrar da família, imaginar-se na chegada da prova com um tempo bom, ou qualquer outro aspecto que funcione para você.

4 – Avalie nos treinamentos se aumentar a motivação atrapalha o seu desempenho – Nos treinamentos ou simulados de competição tente lembrar dos aspectos que aumentam sua motivação e avalie se a sua resposta é apenas positiva (algumas vezes excesso de motivação pode atrapalhar os batimentos cardíacos, a respiração, ou o ritmo e planejamento de prova).

5 – Nomeie objetos que o levem a se motivar – Muitas vezes durante a competição passamos por momentos em que a motivação involuntariamente cai muito, é importante lembrar nestas ocasiões dos aspectos motivacionais; o que acontece é que muitas vezes não lembramos destes aspectos.

Para que possamos induzir o aumento da motivação é importante vincular as lembranças motivacionais a objetos que estarão com você durante a competição, por exemplo: leve uma pulseirinha (que não o atrapalhe), ou faça uma marca em sua bicicleta e treine sempre que olhar para ela lembrar dos aspectos motivacionais; isso ficará automático após um ou dois treinos.

A verdade é que os fatores emocionais que interferem no desempenho variam muito de atleta para atleta, então procure avaliar quais mais interferem na sua prova e uma maneira de controlá-los, se quiser pesquisar nas matérias já publicadas no ativo.com, anteriormente foram abordados temas com dicas para concentração, diminuição de ansiedade e elaboração de planejamento de prova entre outras.

Muita sorte e boa competição,

Paulo OppermannNASREDES -, que assina esta coluna, é psicólogo com atuação na área esportiva, ministra cursos de psicologia do esporte, palestras, supervisiona estágios e pesquisas, e principalmente auxilia atletas e equipes a melhorar seus desempenhos, rendimentos e resultados através de consultoria e treinamento de habilidades psicológicas.
e-mail: paulo@nasredes.com.br