Antes e Depois: de sedentário a corredor (e triatleta!)

Atualizado em 30 de junho de 2017
Mais em Treinamento

Apaixonado por esportes desde pequeno, o empresário Jairo Pessoa, de Petrópolis (RJ) foi abandonando aos poucos a vida de atleta. Na adolescência, atrações noturnas com festas e bebidas começaram a fazer parte de sua rotina. Em janeiro de 2012, Jairo estava pesando 116 kg. “Quando tiraram uma foto minha sem camisa, foi à gota d´água. Eu não acreditava. Foi quando me dei conta que estava muito acima do meu peso e tive que tomar uma atitude”, relembra.
 
Com isso, surgiu o convite de um amigo para acompanhá-lo na corrida. “Comecei a fazer corridas bem curtas: caminhava cinco minutos e corria dois, até completar 5 km. Com esse impulso, marquei consulta com uma nutricionista e fui partindo para outras distâncias até chegar à Meia Maratona do Rio”, conta Jairo.

Aos poucos, Jairo passou a se adequar a alimentação balanceada e percebeu que conforme seu peso diminuía, o seu tempo nas corridas também melhorava. “Fui sentindo falta de outros esportes e resolvi voltar para a natação, com treinos intervalados durante a semana”, diz.

Antes de começar a correr, Jairo não tinha rotina de alimentação. “Era churrascaria toda a semana. Não pensava em outra coisa. Hoje como de duas em duas horas. Um cardápio com bastante fruta, carboidrato e proteína. Não comia nada de salada, mas agora “tudo mudou”, afirma o empresário.

“Como sempre sonhei em ser triatleta, recebi algumas dicas de um amigo treinador. Comprei uma bike e comecei os treinos, em janeiro de 2013. Em seguida, fiz minha primeira prova de natação em mar aberto, ficando em primeiro na categoria. Foi uma felicidade sem tamanho”, relembra.

Hoje, Jairo leva a corrida como filosofia de vida, como um esporte que lhe proporcionou liberdade e bem-estar. Além de mudar de manequim (do 46 para o 42), o empresário também viu a sua autoestima aumentar, sentindo-se muito melhor consigo mesmo.  

Sua meta para esse ano é ambiciosa: “Quero participar de uma maratona e de um Ironmam, e fui convocado para o Mundial de Triathlon Olímpico e Sprint, no Canadá. E nunca mais voltar a ser como eu era antes”. Agora, 36 kg mais magro, Jairo enfatiza que nunca é tarde para começar. “Eu sempre achei que para emagrecer precisava de remédio, mas estava enganado. Não precisei de nada para emagrecer, apenas paciência, boa alimentação e, claro, muita corrida.”