Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Saiba o que fazer para começar no triathlon

É muito comum entre os corredores a busca por novos desafios. Depois de completar maiores distâncias e/ou ter melhores tempos, o atleta pode procurar obstáculos maiores. E o triathlon aparece como uma opção cada vez mais popular, fenômeno comprovado pelo aumento no número de provas da modalidade. Mas como começar no triathlon?

Para o treinador Rogério Carvalho, diretor-técnico da Endurance Sports Coaching, quanto maior a experiência na corrida, mais fácil tende a ser a adaptação ao triathlon. “Quanto maior for a experiência na corrida, maior será o lastro de condicionamento físico e a consciência corporal, além de ele ter um bom entendimento de como treinar.”

Antes de começar o treinamento no triathlon, o corredor terá que passar por uma avaliação para traçar um perfil baseado no seu histórico esportivo e identificar quais são seus pontos fracos e fortes, além do histórico de lesões. Ele também será avaliado nas outras duas modalidades do triathlon (natação e ciclismo) para saber o que deve ser melhorado.

“De um modo geral, deve-se distribuir os treinos ao longo da semana com o intuito de manter o desempenho na corrida e, ao mesmo tempo, desenvolver aspectos técnicos e de condicionamento no ciclismo e na natação”, explica Rogério Carvalho.

 

Leia mais

Triatleta: como se preparar com dois treinos por dia

Como melhorar sua técnica nas modalidades do triathlon

Como evitar bolhas e machucados na corrida

 

Com o natural aumento na carga de treinamento, algumas dificuldades devem surgir. Por isso, um bom planejamento é essencial, avisa Rodrigo Lobo, treinador da Lobo Assessoria Esportiva.

“A fadiga ]acontece pela necessidade de aumentar o número de treinos, por isso é fundamental um bom planejamento, ter equilíbrio e não ultrapassar etapas evolutivas”, afirma Lobo, lembrando ainda que o investimento financeiro também será maior devido à estrutura de treinos e equipamentos necessários para o triathlon.

Outra boa dica para o iniciante é começar a competir em distâncias curtas, como as de Short Distance (750m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida). “É a distância ideal para que sejam treinados os conceitos de transição entre as modalidades e o estabelecimento de novas metas, sejam de distâncias ou de performance”, justifica Rodrigo Lobo.

Ficou interessado? Descubra algumas provas de triathlon clicando aqui!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!