Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O dia a dia agitado, com muitos compromissos, grandes deslocamentos e uma considerável perda de tempo em congestionamentos é um grande impeditivo para se ter um cotidiano mais saudável. Porém, pequenas mudanças no hábito podem contribuir para que os brasileiros ajudem a mudar um preocupante quadro.
De acordo com dados do Vigitel (Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), mais da metade da população brasileira (51%) está acima do peso. Além disso, apenas 33,3% praticam 150 minutos de atividade física semanal, número recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Para o cardiologista Rui Fernando Ramos, do Hospital São Luiz, a prática de atividade física regular moderada, como a caminhada, ajuda na prevenção de doenças, inclusive de alguns tipos de câncer como o de mama, de pâncreas, de intestino e de próstata.
Além da diminuição no risco de doenças, a prática da atividade física é importante para o equilíbrio do colesterol. Durante os exercícios, o LDL, o colesterol ruim, é o primeiro a ser requisitado quando o corpo precisa de energia, ou seja, há um aumento do HDL no corpo, que é o colesterol bom, mas é preciso ritmo constante e no mínimo 30 minutos cinco vezes por semana”, diz o cardiologista.
Para os que pensam em dispensar os exercícios porque seguem uma dieta alimentar balanceada, o especialista aconselha que a dieta isolada não é o mais adequado para quem quer perder peso e que, além disso, praticar uma atividade de acordo com o gosto e tipo físico é importante, pois acima de tudo traz felicidade. “Não importa se é caminhada, bicicleta, corrida, natação, dança, o importante é não ficar parado”, diz Rui.
Portanto, está mais do que comprovado que é preciso buscar uma rotina mais ativa e com hábitos mais saudáveis. A parte boa é que para mudar esse cenário não é necessário passar horas na academia ou madrugar todos os dias e pedalar centenas de quilômetros: de acordo com estudos, atividades físicas leves divididas em períodos de ao menos 10 minutos durante o dia já são capazes de fazer a diferença.
Para te ajudar nessa empreitada, separamos pequenas mudanças na rotina que o ajudam a manter-se ativo no dia a dia. Confira:
Compartilhar link