Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A indesejável sonolência pós almoço é um problema na sua produtividade? O cansaço e a preguiça – chamada de sonolência pós-prandial – é um fenômeno normal: não é à toa que vemos diversos lugares que ainda possuem a “siesta“, uma hora após o almoço que é usada para o descanso. Entenda o que pode causar sono, quais os alimentos mais propensos a causá-lo e dicas de como evitar.
O aumento expressivo no fluxo sanguíneo direcionado ao estômago e aos intestinos durante a digestão retira o suprimento de oxigênio do cérebro, causando a sensação de sonolência.
Comidas como doces, massas não integrais e pão branco faz com que o corpo libere mais insulina – um hormônio peptídeo que reduz rapidamente a glicemia (ou seja, o açúcar no sangue). Quando comemos alimentos desse tipo, existe uma “euforia causada pelo açúcar/carboidrato simples”, que é seguida de uma rápida resposta de insulina. A redução do consumo de açúcar pode ajudar no cansaço após as refeições, afinal, o corpo receberá uma menor infusão de insulina.
Compartilhar link