SutterstockFoto: Sutterstock

Insônia: aprenda a identificar esse mal

Atualizado em 29 de novembro de 2023

Uma noite mal dormida sempre resulta em uma exaustão diária no dia seguinte, mas aprendendo um pouco sobre a privação do sono você tem mais chances de ter um dia melhor – dentro do possível – mesmo quando dormir mal.

O que é privação de sono?

A privação acontece quando o corpo não dorme um sono de qualidade. A maioria dos adultos precisa de 7 a 9h de sono para evitar o cansaço do dia seguinte. Quanto mais você ficar sem dormir, mais problemas poderá desenvolver. A privação aguda é ficar sem dormir o suficiente durante um período curto, como alguns dias. Já a privação crônica é quando você nunca consegue dormir bem durante 7 a 9h por noite – considerado insônia.

Será que eu tenho insônia?

Se você tem dúvidas, é necessário registrar quanto tempo você dorme, além disso é interessante perceber momentos como: sonolência, falta de concentração e variação de humor. Os principais sintomas de uma noite mal dormida são:

  • Falta de energia até para tarefas básicas;
  • Lentidão no raciocínio;
  • Sentir piora na memória;
  • Tomar decisões equivocadas com maior frequência que o desejável;
  • Maior lentidão no tempo de reação (reflexos).

Se você observa um mais desses sintomas com frequência, muito provavelmente está com insônia. Neste caso, o ideal é buscar ajuda de um profissional para sanar o problema.