ShutterstockFoto: Shutterstock

Relaxar é preciso: o quanto você tem se 'desligado' ultimamente?

Atualizado em 17 de maio de 2023

Renovar as energias para retornar à ação com mais qualidade deveria ser um princípio, uma regra obrigatória. Porém, neste aspecto, nossa evolução pessoal não segue o ritmo do chamado “mundo globalizado”. Além de não termos tempo para praticar momentos de relaxamento de forma sistemática e diária, muitos de nós perdem a capacidade de entrar nesse estado por vivermos 24 horas antenados, plugados e movidos a pura adrenalina. Isso nos leva a gastar nosso combustível energético até o ponteiro do nosso corpo ficar na reserva – e só repomos o básico, porque temos de continuar nossas atividades.

Por isso, é necessário encontrar a linha tênue que separa o “equilíbrio do caos”. Com pausas, a produtividade aumenta e a energia é revitalizada. Se respeitarmos o nosso relógio biológico e não apenas o cronológico, faremos intervalos naturais para o relaxamento: a cada uma hora de atividade, é plenamente possível programar dois ou três minutos de relaxamento.

Se observamos como funciona o nosso corpo e a natureza, constataremos que há sempre movimentos de expansão e recolhimento, contração e relaxamento. A atividade física também segue esse padrão. Exercita-se e relaxa-se, para o corpo ter equilíbrio e o treinamento conquistar resultado. Por que ir na contramão desse movimento, se o caminho natural já provou a sua eficácia?

Energy Land: Parque Villa-Lobos recebe evento ao ar livre que reúne yoga, meditação e corrida

É necessário erradicar as crenças antigas de associar relaxamento com perda de tempo. Relaxamento é ganho de energia. Por isso, é recomendável criar rituais de relaxamento que possam ser praticados nas atividades diárias, tanto em casa como no trabalho.

O estado de relaxamento sugere várias alternativas holísticas (corpo, mente e alma). O símbolo máximo da vida, que é a respiração oferece múltiplas opções. Do simples observar do ar que entra e sai dos nossos pulmões à execução de técnicas variadas, é possível relaxar. Posturas meditativas, contemplativas, e a prática de yoga também propiciam o estado de relaxamento.

Através da música, a viagem energética pode ser muito mais ampla, beneficiando corpo, mente e alma. Há ainda uma gama riquíssima de técnicas de relaxamento, que podem ser praticadas individualmente ou conduzidas por profissionais especializados, como massoterapeutas, reikianos, acunpunturistas e outros.

Há ainda o relaxamento por meio da prática de alguma atividade de lazer, como meditação ou leitura, que dê prazer e proporcione bem-estar, assim como a escolha de um hobby ou uma causa social. Pode-se relaxar também estando conscientemente presente em cada ação. Então, relaxe!