Divulgação/site oficialFoto: Divulgação/site oficial

Dennis vence segundo contrarrelógio e Yates abre vantagem na liderança

Atualizado em 12 de setembro de 2018
Mais em Vuelta a España

No segundo contrarrelógio individual da Vuelta a España 2018 (o primeiro abriu a competição), Rohan Dennis (BMC) foi o grande vencedor, com o tempo de 37min57s. A etapa do dia, a 16ª do evento, teve 32 km e foi realizada entre Santillana del Mar e Torrelavega. 

A terça-feira na Espanha também foi benéfica para Simon Yates, líder da classificação. Longe de ser apontado um ciclista forte nas provas de contrarrelógio, ele mostrou a boa forma em que chegou à Volta da Espanha e conseguiu ampliar ligeiramente sua vantagem na disputa pela camisa vermelha.

Rohan Dennis acumula 25 vitórias na carreira, 15 delas em provas de contrarrelógio. Na Vuelta 2018, esta foi sua segunda vitória de etapa – a primeira foi justamente no estágio que abriu a competição, também um contrarrelógio.

O americano Joey Rosskopf (BMC) ficou em segundo, 50 segundos atrás do primeiro colocado. Jonathan Castroviejo, da Sky, completou o pódio desta terça-feira, 51 segundos atrás de Dennis.

“Eu sabia que estava bem apenas olhando para o Garmin. Eu tentei controlar o ritmo no início e no final, e forçar no setor intermediário, e funcionou perfeitamente”, disse Dennis sobre sua estratégia para vencer a prova.

Simon Yates fechou o contrarrelógio em 13º, 1min28s mais lento que o vencedor, e continua líder absoluto na classificação geral. Agora com vantagem de 33 segundos para Alejandro Valverde. Antes do início da prova, o britânico tinha apontado justamente o espanhol como um dos favoritos para o dia, mas obteve desempenho surpreendente e abriu mais 7 segundos de frente para o rival, que foi o 15º do dia.

“Eu consegui aumentar minha vantagem, então posso considerar que fui bem. Não estava tão preocupado com hoje porque estou melhorando meu desempenho no contrarrelógio aos poucos”, disse Yates.

Entre os principais postulantes ao título da Volta da Espanha, o dia foi vantajoso também para o holandês Steven Kruijswijk.  Ele foi o quarto colocado do contrarrelógio, 51s atrás de Rohan Dennis, e com isso assumiu a terceira colocação da classificação geral, com 52s de desvantagem para Yates.

Nairo Quintana perdeu um posto e agora é o quarto, 1min15s atrás do dono da camisa vermelha. O espanhol Enric Mas completa o top 5 da classificação geral, com 1min30s de diferença.

A 17ª etapa da Vuelta será realizada nesta quarta-feira, com 157 km entre município de Guecho, ao Monte Oiz.

 

 

Veja a classificação da 16ª etapa da Vuelta a España

1. Rohan Dennis (AUS/BMC )– 37min57s
2. Joey Rosskopf (USA/BMC) – 38min47s
3. Jonathan Castroviejo (ESP/Sky) – 38min47s
4. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – 38min48s
5. Michael Kwiatkowski (POL/Sky) – 38min48s

Classificação da Vuelta após 16 etapas

1. Simon Yates (GBR/Mitchelton-Scott) – 64h52min58s
2. Alejandro Valverde (ESP/Movistar)- 64h53min31s
3. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – 64h53min50s
4. Nairo Quintana (COL/Movistar) – 64h54min13s
5. Enric Mas (ESP/Quick Step) – 64h54min28s