DivulgaçãoFoto: Divulgação

Maratona des Sables é realizada pela primeira vez na América do Sul

Atualizado em 06 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Tradicionalmente realizada no deserto do Saara, a Maratona des Sables teve sua primeira edição na América do Sul. Vista como uma das provas mais bonitas e complicadas do mundo, a ultramaratona terminou na tarde desta segunda feira (4), no Peru. 

Na categoria masculina, o marroquino Rachid El Morabity superou os 250 km, divididos em 6 etapas que passam de Nazca a Paracas, e ficou com o primeiro lugar. O peruano Aldo Ramírez foi o segundo colocado, seguido pelo francês Erik Clavery.

A Maratona des Sables surgiu em 1986 e já contou com uma brasileira subindo no pódio. A ultramaratonista Fernanda Maciel superou uma temperatura média de 50 graus e conseguiu a terceira colocação, em abril deste ano. Na época, Fernanda disse que essa era a única prova que a fez chorar de dor e de prazer em cruzar a linha de chegada.

Pensando em expandir o evento para os corredores sul-americanos, os organizadores tiveram a ideia de também realizar a prova na América do Sul.

 

 

Palco da edição deste ano, o deserto Ica contou com 400 ultramaratonistas que enfrentaram temperaturas extremas (muito quente durante o dia e frio intenso durante a noite), além das tempestades de areia – 60 atletas não aguentaram as condições e abandonaram a prova. El Morabity venceu a disputa com tempo de 21h35min55s. Ramirez fez 23h39min56s e Clavery completou o trajeto em 23h50min45s.

Na disputa feminina, as francesas Nathalie Mauclair e Melanie Rousset dominaram a disputa. A primeira venceu a prova com tempo de 25h55min26s, deixando a compatriota com a segunda colocação com o tempo de 29h59min59s. A local Rocio Carrion completou o pódio com 32h17min16s

Para acompanhar o evento, a organização colocou à disposição 40 médicos e enfermeiros, dois helicópteros, além de um centro de coordenação e mais de 30 veículos de rastreamento. 

Ficou curioso de como foi a Maratona des Sables do Peru? Clique e veja algumas fotos do evento: