Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Maratona des Sables é realizada pela primeira vez na América do Sul

Foto: Divulgação

Tradicionalmente realizada no deserto do Saara, a Maratona des Sables teve sua primeira edição na América do Sul. Vista como uma das provas mais bonitas e complicadas do mundo, a ultramaratona terminou na tarde desta segunda feira (4), no Peru. 

Na categoria masculina, o marroquino Rachid El Morabity superou os 250 km, divididos em 6 etapas que passam de Nazca a Paracas, e ficou com o primeiro lugar. O peruano Aldo Ramírez foi o segundo colocado, seguido pelo francês Erik Clavery.

A Maratona des Sables surgiu em 1986 e já contou com uma brasileira subindo no pódio. A ultramaratonista Fernanda Maciel superou uma temperatura média de 50 graus e conseguiu a terceira colocação, em abril deste ano. Na época, Fernanda disse que essa era a única prova que a fez chorar de dor e de prazer em cruzar a linha de chegada.

Pensando em expandir o evento para os corredores sul-americanos, os organizadores tiveram a ideia de também realizar a prova na América do Sul.

 

Leia mais

Ultramaratonista americano bate recorde em trilha de 3.500 km nos EUA

Fernanda Maciel quebra recorde na montanha mais alta da África

Francês bate recorde em ultra de 166 km por três países

 

Palco da edição deste ano, o deserto Ica contou com 400 ultramaratonistas que enfrentaram temperaturas extremas (muito quente durante o dia e frio intenso durante a noite), além das tempestades de areia – 60 atletas não aguentaram as condições e abandonaram a prova. El Morabity venceu a disputa com tempo de 21h35min55s. Ramirez fez 23h39min56s e Clavery completou o trajeto em 23h50min45s.

Na disputa feminina, as francesas Nathalie Mauclair e Melanie Rousset dominaram a disputa. A primeira venceu a prova com tempo de 25h55min26s, deixando a compatriota com a segunda colocação com o tempo de 29h59min59s. A local Rocio Carrion completou o pódio com 32h17min16s

Para acompanhar o evento, a organização colocou à disposição 40 médicos e enfermeiros, dois helicópteros, além de um centro de coordenação e mais de 30 veículos de rastreamento. 

Ficou curioso de como foi a Maratona des Sables do Peru? Clique e veja algumas fotos do evento: 

 

 

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Escolha já seu Frequencímetro!

Compartilhe por email!