Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 dicas para manter o fôlego na corrida

Para quem está dando os primeiros passos além da caminhada, manter o fôlego na corrida é um desafio. Os treinos iniciais exigem que se intercale corrida com caminhada para o progresso surgir de forma gradual. Mas existem outras orientações fáceis de seguir que podem lhe ajudam a conseguir um bom ritmo de forma mais tranquila.

 

Veja como manter o fôlego na corrida e evolua com segurança:

Faça um aquecimento

Antes de começar qualquer atividade física, tenha em mente que o aquecimento é um diferencial, tanto na prevenção de lesão como para manter o fôlego. “O aquecimento produz uma temperatura muscular mais alta, maior disponibilidade local de oxigênio para o músculo e um consumo mais alto de oxigênio durante a fase inicial do exercício”, explica o treinador João Povoa.

Comece devagar 

Comece de forma tranquila, aumentando a velocidade só depois de sentir mais confiança. “Faça de forma leve os 10 ou 15 minutos iniciais no treino. Nosso corpo passa por várias adaptações nesse período que nos deixam mais preparados para o exercício, mantendo o fôlego na corrida por mais tempo”, indica o treinador.

 

Leia mais

Melhore a resistência e corra melhor

5 dicas para se manter motivado na corrida

7 passos para a primeira prova de corrida

 

Velocidade certa

“Tenha em mente sua velocidade de equilíbrio. Existe uma velocidade em que é possível sustentar o seu esforço por mais tempo. Correr acima da velocidade do seu limiar anaeróbio fará com que seu fôlego diminua rapidamente”, esclarece o treinador.

Uma pesquisa já comprovou que, em alguns casos, mulheres são mais rápidas que os homens na corrida porque conseguem manter um ritmo do começo ao fim e não “quebram” no meio da prova. Por isso, manter uma velocidade constante é o mais indicado.

Não abuse nas passadas

“Economize a cada passada. Correr com uma boa mecânica, movimentando os braços e com pouco contato com o solo, gera um ganho de desempenho”, conta João Povoa. Mantenha o equilíbrio com as suas passadas e preste atenção enquanto corre. Isso ajuda a melhorar a biomecânica, fazendo com que o corredor não perca o fôlego.

Alimente-se

Consuma carboidrato entre 60 e 30 minutos antes do exercício. É fundamental que seu corpo tenha energia no momento certo. “Para isso, além dessa ingestão, consuma carboidrato em gel durante treinos superiores a 50 minutos”, finaliza o treinador.

(Fonte: João Povoa, treinador da assessoria esportiva Integha)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Tênis Saucony!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!