Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

8 dicas para manter a motivação para treinar sempre

Foto: Divulgação

Um dia cansativo no trabalho, uma noite mal dormida, um incômodo no braço, inúmeras são as desculpas para ficar em casa e não sair para o treino. A coach esportiva Larissa Zink dá algumas dicas de como manter a motivação para treinar e não arrumar mais nenhuma razão, por menor que seja, de se acomodar no sedentarismo.

8 dicas para manter a motivação para treinar

1. O CÉREBRO GOSTA DE ROTINA. Portanto, estabeleça dias específicos para treinar e encare-os como um compromisso inadiável.

2. SE VOCÊ TRABALHA E ESTUDA, é interessante encaixar o treino no início do dia ou entre o trabalho e a faculdade. A atividade física vai melhorar sua produtividade e disposição para suportar a rotina cheia!

3. SEJA PACIENTE E PERSISTENTE. Mudar dói, até que seus músculos e sua mente se adaptem. Pode ser que,  o início, você tenha vontade de desistir ou não sinta prazer com a atividade física. A criação de novos hábitos
demanda esforço e paciência.

4. TENHA UMA META ESPECÍFICA e que dependa apenas de você. Grandes objetivos são mais facilmente alcançados quando divididos em partes menores. Por exemplo: “Quero ser capaz de correr 5 km”. Quando conseguir, esforce-se para chegar aos 10 km e por aí vai.

 

Leia mais

Quer emagrecer e ganhar condicionamento? Veja os benefícios de pular corda

Bolhas nos pés por causa da corrida: como evitar o problema

Musculação e corrida: tudo bem treinar os dois juntos?

 

5. EVITE CRIAR METAS MUITO OUSADAS que irão sobrecarregá-lo. Faça uma avaliação sincera do seu dia a dia para estabelecer um objetivo condizente com suas possibilidades do momento.

6. TENHA MUITOS PARÂMETROS COMO BASE para medir a evolução — não só o tempo, nem a distância percorrida ou quilos perdidos. Você escolheu correr para ser mais feliz e mais saudável. Portanto, a sua sensação
de bem-estar, a qualidade do seu sono, o seu ânimo para trabalhar e a forma como termina o treino (emocionalmente falando) são parâmetros importantes para ter no radar. Perceba que, se seu ritmo ainda lhe parece lento, mas, por outro lado, está dormindo melhor, você já está tendo grandes ganhos com a corrida.

7. CORRA DO JEITO QUE É. Você deve se conhecer bem! Se, no trabalho, você é uma pessoa que faz amigos facilmente, quebra bem o gelo em reuniões, busque uma equipe de corrida para fazer parte. Mas se você é uma pessoa que precisa de um tempo para pensar, corra sozinho. Nos dois casos, tenha sempre um profissional de educação física para ajudá-lo com os treinos.

8. CELEBRE AS SUAS CONQUISTAS. Correu mesmo depois de um dia muito cansativo e estressante? Conseguiu concluir um treino desafiador? Comemore! Lembre-se de que a atividade física tem sua responsabilidade, mas precisa ser vista como um momento de relaxar e se desconectar do “mundo real”.

*Fonte: Larissa Zink, Coach esportiva.

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Economize ainda mais com o Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!