Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Musculação e corrida: tudo bem treinar os dois juntos?

Foto: Shutterstock

Eis uma dúvida recorrente, especialmente entre aqueles que estão treinando sem acompanhamento de um treinador ou assessoria esportiva. Praticar o treino de força e o aeróbio no mesmo dia é caracterizado como treino concorrente. Se mal planejado, você pode ter queda de desempenho e até desenvolver lesões.

Por isso, a dupla corrida e musculação precisa ser bem planejada, e a hora certa de cada uma delas depende do seu objetivo. “Se você vai treinar ambos no mesmo dia, o ideal é ter um espaço entre as atividades de pelo menos 3 horas, e uma alimentação para repor a carga energética proteica ou de carboidrato”, explica o treinador Ronaldo Martinelli, da Bio Ritmo.

 

Correr ou treinar primeiro?

Por serem treinos concorrentes, treinadores costumam dar o intervalo de um dia entre corrida e musculação. Mas nem sempre isso é possível, certo? Por isso, a ideia de conciliar corrida e musculação na mesma sessão não é algo proibido. Basta sempre priorizar a modalidade principal, o seu objetivo. Se você deseja ser um corredor melhor, comece o treino pela corrida e depois vá para a musculação.

Corrida e musculação na mesma sessão podem reduzir os benefícios de cada estímulo. “Se quiser malhar perna, não dá para treinar corrida ou bike na mesma sessão de treino. Se vai pegar pesado nos aeróbios, a musculação pode ficar comprometida. Além disso, a corrida estimula a síntese de cortisol, um hormônio que é catabólico, ou seja, que atrapalha o crescimento muscular, enquanto que a musculação estimula o GH e a testosterona, hormônios anabólicos, que estimulam a construção celular”, explica o treinador Marcelo Vieira, da Movement Lifestyle.

Agora, se sua meta é ganhar massa, força ou potência muscular, inicie a atividade física pela musculação e deixe para o final o exercício aeróbio, que deve ter intensidade e volume reduzidos para minimizar o catabolismo (perda de massa magra), continua o treinador.

 

Corrida e musculação: perda de peso 

Antes da musculação, a corrida pode ser ótima para acelerar a queima de calorias; porém, vale dizer que um aeróbio de longa duração antes não é indicado, pois diminui o desempenho no treino de força. 

Mas, lembre-se: para conseguir bons resultados na corrida e fugir de lesões no esporte, o treino de musculação é fundamental e deve ser feito duas vezes por semana, no mínimo. Por isso, vale planejar com cuidado sua rotina de treinos de corrida para não comprometer os treinos de força e vice-versa.

 

Leia mais

10 aplicativos fitness para o seu treinamento

22 dicas para melhorar a resistência na corrida

3 exercícios de fortalecimento para corredores

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!