5 dicas para quem sofre com ansiedade pré-prova

Atualizado em 03 de junho de 2021
Mais em Iniciantes

A maioria dos corredores já escutou que a ansiedade pré-prova pode atrapalhar muito o desempenho na corrida. Na teoria, isso faz muito sentido; na prática, não é tão simples assim. A verdade é que muitos corredores sofrem com esse distúrbio mental, seja pelo medo de ter um resultado abaixo do esperado ou por algum motivo que mal chega a ser concreto.

Mas calma, a ansiedade pré-prova pode ser superada. O Ativo conversou com Ronaldo Queiroz, psicólogo do esporte da academia 4Perform, que deu algumas dicas para espantar o fantasma da ansiedade. Veja.

Dicas para quem sofre de ansiedade pré-prova:

1. Evite pensar no passado e no futuro

Algumas frustrações do passado ou objetivos do futuro não podem entrar na mente do corredor na preparação para uma prova. “Busque levar seus pensamentos sempre para o presente. Focar em coisas positivas e tudo o que foi treinado para ter um desempenho positivo no dia da corrida é uma estratégia”, explica Queiroz.

 

2. Crie uma lista de pontos importantes que você precisa se lembrar

Na época da escola, muitos alunos precisavam fazer um resumo escrito para entender o conteúdo. Na corrida, essa técnica pode ser aplicada da mesma forma.”O corredor pode produzir uma lista que sirva de motivação antes de uma prova. Sempre que ficar ansioso ou ficar preocupado por alguma razão, ela ajudará a manter o foco no que é realmente relevante”, aconselha o treinador.

 

 

3. Respiração controlada

Uma boa maneira para conter a ansiedade pré-prova é exercitar a respiração. “As técnicas são diversas, mas a respiração profunda é umas das táticas mais usadas para acalmar o corredor”, sugere Queiroz.

4. Atenção com imprevistos

É comum pensar em coisas indesejáveis, principalmente no dia que antecede o desafio. Uma boa dica é tentar simular alguns imprevistos que podem acontecer e traçar soluções para eles. “O corredor que sofre com a ansiedade pré-prova pensa em tudo. Dor de barriga, chuva e diversos obstáculos que podem interferir no desempenho durante a prova. Prevenir alguns deles é uma forma de se sentir mais confiante e mudar o alvo desses pensamentos”.

5. Divirta-se

“Em alguns casos o próprio corredor cobra uma pressão exagerada para atingir determinado resultado e a ansiedade surge por causa disso”, alerta Queiroz. Por isso, o treinador recomenda encarar as provas com mais leveza e menos cobranças, sempre com a ideia de que o resultado será uma recompensa de toda a saga do treinamento.