Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

5 dicas (simples) para começar a correr e não parar mais

Foto: Shutterstock

Um rápido olhar sobre uma prova de corrida de rua confirma: corredores vêm em todas as formas, idades, tamanhos e estilos. Não importa o motivo, a corrida é um hábito saudável e que pode fazer parte de todas as fases da vida.

Mas começar a correr e não parar mais pode ser um problema quando falta motivação ou constantes dores e lesões aparecem. Por isso, selecionamos algumas dicas para você driblar esses problemas e tornar a corrida um hábito!

 

Leia mais

Crews de corrida: quando o pace não importa

22 dicas para melhorar a resistência na corrida

3 exercícios que todo novato deveria fazer

 

1. Corra do jeito certo

Corra com o peito aberto ligeiramente inclinado para a frente. Braços e mãos devem servir como pêndulos e ficam relaxados, perto de 90º graus ou um pouco abaixo do cotovelo. E atenção com a forma como seu pé pousa no chão: deve ser abaixo do seu centro de gravidade (na linha do umbigo), não na frente. O impulso vem do pé de trás, que fica estendido o máximo que você conseguir para, então, fazer o giro natural dos quadris e completar o movimento. 

2. Prepare-se com um treinador

No começo pode ser difícil coordenar respiração, passadas, braços e mãos, postura correta e ainda correr sem parar. Um técnico de corrida pode ser excelente para você ter um acompanhamento personalizado e saber exatamente o que pode melhorar na sua forma de correr – e que tipos de treinamento pode fazer para evoluir no esporte. 

3. Escolha o tênis correto

Enquanto muito se fala sobre qual tênis de corrida pode realmente fazer diferença na sua performance ou na prevenção de lesões, uma coisa é certa: se não for confortável, ele provavelmente não é o certo para você. Busque informações nas diversas marcas, experimente, teste e encontre aquele que você se sente melhor correndo. Veja aqui as dicas e o Guia do Tênis deste ano para te ajudar!

4. Percorra distâncias pequenas

Correr mais não significa fazer treinos longos todos os dias. Comece devagar e vá aumentando a quilometragem gradativamente, principalmente se estiver acima do peso. Aumentar de uma vez só a rodagem pode colocar um estresse indevido sobre seus músculos e articulações, aumentando sua chance de lesão.

5. Faça parte de um grupo

Mesmo que você goste de correr sozinho e aproveitar as delícias que a corrida solitária proporciona, considere correr algum dia com um grupo. Isso, além de te ajudar a não perder o treino por conta da motivação, te auxlia a acertar as passadas, pois a maioria corre num pace confortável.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Compartilhe por email!