Iniciantes

Conheça quatro lesões bizarras que um corredor pode ter

Condromalácia, fratura por estresse, canelite, fascite plantar… Só de escutar esses nomes alguns corredores já torcem o nariz. Frequentes entre quem costuma correr, essas lesões minam o desempenho dos atletas e os afastam da corrida. Menos conhecidos entre os corredores, outros problemas também podem gerar incômodo e, em alguns casos, trazer complicações. O Ativo conversou com especialistas para descobrir as quatro lesões bizarras que um corredor pode ter.

Lesões bizarras em corredores

Sangramento nos mamilos

Embora não seja uma lesão, é um dos problemas mais constrangedores (e recorrentes) entre os corredores de longas distâncias do sexo masculino.

Nas maratonas mundo afora, não é raro ver atletas com duas marcas de sangue em suas camisetas. Os sangramentos são frutos do atrito constante entre a camiseta e a região do peito. O problema é conhecido entre os especialistas como dermatite de contato por irritante primário.

Aplicar vaselina ou cremes antiatrito nos mamilos é o segredo para não passar por esse constrangimento em uma prova ou um treino.

Veja aqui como evitar assaduras na corrida.

Síndrome do bumbum morto

O nome da lesão chama atenção e arranca algumas risadas, mas essa síndrome pode incomodar quem não faz o fortalecimento adequado do glúteo médio. O despreparo na musculatura da região do bumbum pode afetar pessoas que costumam ficar sentadas na maior parte do dia.

Essa insuficiência muscular no glúteo médio, que dá sustentação ao quadril e à pelve, causa prejuízos à performance do corredor. Para não passar por isso, opte por exercícios que utilizem diversos grupos musculares.

Os efeitos de cada “exercício” no seu corpo

 

 

Fasceíte necrosante

Apesar do nome parecido, é uma complicação diferente da fascite plantar. A fasceíte necrosante progride conforme as bactérias penetram nas camadas mais fundas da pele e nos tecidos subcutâneos. Nos casos mais graves, as bactérias necrosam a região afetada e matam os tecidos atingidos, podendo até causar a morte.

A ortopedista Ana Paula Simões atendeu neste mês em seu consultório um corredor com fasceíte necrosante em estágio inicial. Semelhante a uma grande bolha na planta do pé, o problema havia sido originado pela combinação de sobrecarga nos treinos e aplicação de gelo após os exercícios.

Incontinência urinária na corrida

Já imaginou chegar em uma prova para a qual você se preparou durante muito tempo e ser atrapalhado por uma incontinência urinária? Pois é, isso acontece com alguns corredores, principalmente do sexo feminino. Em casos mais extremos, algumas pessoas sequer conseguem segurar o número 2.

A incontinência urinária na corrida pode ser consequência de sobrecarga ou enfraquecimento do assoalho pélvico. Situado abaixo da região do abdome, o assoalho pélvico é um conjunto de músculos responsável pela sustentação de órgãos como bexiga, útero e intestino.

É, também, parte importante na absorção do impacto durante a atividade física e pela continência urinária e fecal. Gravidez, menopausa, obesidade e esportes de forte impacto podem causar um enfraquecimento na região, gerando problemas como a incontinência urinária.

Pedro Lopes

Share
Published by
Pedro Lopes

Recent Posts

MOV

29 minutos ago

Eco SP

29 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago