Corredor é condenado na França por usar camisa com nome de Bin Laden

Atualizado em 13 de novembro de 2017
Mais em Notícias

Camisetas, tênis e até mesmo legging para homens. É fato que algumas vestimentas de corrida de rua são bastante discutidas. Entretanto, até onde essa discussão pode chegar? Em Caen, na França, Chakib Limane, 34, foi preso em junho e condenado a cumprir 6 meses de prisão por utilizar peças de roupas consideradas provocativas. 

Segundo o jornal francês Le Parisien, Limane foi condenado à prisão por suas preferências de camiseta. O estilo fora do comum do corredor, que optava por roupas de futebol personalizadas com nomes de figuras consideradas perigosas, como Ali Hassan al-Majid ( assessor de Saddam Hussain e  conhecido como “Chemical Ali”) e do ex-comandante do estado supremo talibã, movimento fundamentalista islâmico, Mohammed Omar, foi considerada ilegal pelas autoridades francesas. 

A iniciativa de investiga-lo começou quando Limane foi visto em uma loja de artigos esportivos com o desejo de personalizar sua camiseta do Barcelona com o nome de Osama Bin Laden, ex-líder e fundador da Al-Qaeda, nas costas. Por conta dessa atitude suspeita, a polícia francesa contra o terrorismo decidiu averiguar a casa do corredor. Nessa visita ao francês, os policiais encontraram sua polêmica coleção de roupas, além de outras fotos de Bin Laden e arquivos relacionados em seu computador, como um “vídeo jihadista”.

 

 

Em sua defesa, Chakib Limane alegou usar essas camisetas provocativas para ver como as pessoas reagiriam. Seu advogado seguiu a mesma linha e disse para que os juízes interpretassem a diferença entre ele ser um terrorista e uma pessoa que tem simpatias por eles. Porém, apesar dos argumentos de inocência, o polêmico francês não conseguiu eliminar sua pena de 6 meses. 

Em 2013, uma situação semelhante terminou com o mesmo desfecho. Uma mãe levou para escola seu filho Jihad, 3, para escola vestindo uma camiseta com o nome “Eu sou homem bomba”, na frente, e “Nascido em 11 de setembro”, nas costas. A mãe do garoto foi condenada por 1 mês e mais uma multa de €2.000, enquanto o tio do rapaz, que comprou a camiseta, teve uma sentença de 2 meses e €4.000 de multa.