Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Doping russo: Putin acusa Estados Unidos de perseguição

A credibilidade do atletismo russo foi colocada em xeque com o escândalo de doping e a suspensão das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Vladimir Putin, presidente da Rússia, nega que tenha controlado um sistema de dopagem institucionalizado e diz que o caso foi inventado pelos Estados Unidos. Ele reforçou que “nunca houve, não há e espero que nunca exista um sistema de doping patrocinado pelo Estado”.

O mandatário insinuou que os Estados Unidos buscam perturbar as eleições russas, agendadas para março, e pretendem atrapalhar a Rússia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, em fevereiro.

“Isso causa preocupação para mim. Os Jogos Olímpicos [de Inverno] vão começar em fevereiro enquanto nós teremos eleições em março. Há grandes suspeitas de que tudo isso está sendo feito para criar uma atmosfera para alguém que é fã de esportes e os atletas se sentirem descontentes com o fato do governo estar supostamente envolvido nisso e o culpe por isso”, disse Putin em discurso feito em Tcheliabinsk, na Sibéria. 

 

Leia mais

Documentário explora o escândalo de doping no esporte russo

26 filmes sobre esporte que você não pode deixar de ver

Após transplante de coração, idosa planeja aumentar distâncias em provas

 

Uma investigação promovida entre 2015 e 2016 constatou que o doping no atletismo russo partia de dirigentes e técnicos. Os atletas dificilmente tinham a opção de se opor às decisões tomadas por eles. Agentes da Rusada, a agência antidoping russa, eram os fornecedores das drogas. A Federação Russa de Atletismo (ARAF) assegurava que o esquema não viesse à tona pagando propina a um laboratório de Moscou chefiado por Grigory Rodchenkov, que denunciou que sofria ameaças no documentário “Ícaro”.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF), na época presidida pelo senegalês Lamine Diack, também recebeu dinheiro para que os russos não fossem flagrados em exames feitos em competições internacionais.

Clube O2

Ofertas com até 54% OFF

Compartilhe por email!