ShutterstockFoto: Shutterstock

Kipchoge confirma participação em Berlim e busca pelo recorde

Atualizado em 11 de junho de 2018
Mais em Notícias

O melhor maratonista do mundo já anunciou qual será seu próximo desafio: Eliud Kipchoge participará da próxima Maratona de Berlim, no dia 16 de setembro. O queniano segue na busca do recorde mundial de 2h02min57s estabelecido pelo compatriota Dennis Kimetto, e o rápido percurso da capital alemã é um ótimo cenário para alcançar essa marca.

Kipchoge fez o anúncio por um vídeo no Instagram: “Estou confiante de que posso baixar meu melhor tempo nesse percurso se as condições estiverem boas”, contou o maratonista, que detém um personal best de 2h03min05s.

Em 2017, ele foi o campeão da maratona na Alemanha, com a marca de 2h03min32s. Este ano, já subiu ao lugar mais alto do pódio na Maratona de Londres, com 2h04min17s

 

I am excited to announce my return to the @berlinmarathon this September! #bmwberlinmarathon #nnrunningteam #nike

Uma publicação compartilhada por Eliud Kipchoge (@kipchogeeliud) em

 

O atleta não perde uma maratona desde 2013, e já até chegou a “quebrar” a marca de Kimetto no Breaking2, um projeto da Nike que buscava superar os 42km em menos de duas horas. Em um percurso adaptado e com a ajuda de pacers, Kipchoge conseguiu cruzar a linha de chegada com a icônica marca de 2h00min25s.

A IAAF estabelece critérios que envolvem a distância em linha reta da largada até a chegada, além da altimetria da prova, para que um recorde seja homologado.

Dessa maneira, outras maratonas velozes como a de Boston e o próprio Breaking2 não servem para alcançar o topo do ranking mundial histórico.

O trajeto da Maratona de Berlim, por outro lado, é anunciado pela sua organização como o mais rápido entre os elegíveis para recordes mundiais – e foi justamente lá que Kimetto estabeleceu a marca de 2h02min57s.

Será que finalmente chegou a hora de Kipchoge?